sábado, 19 de agosto de 2017 08:05

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Pernambuco dispõe, hoje, de ampla rede de instituições que oferecem educação profissional gratuita em diversas habilitações. As novas cadeias produtivas aportadas neste Estado, nos últimos anos, vêm gerando uma demanda crescente por mão de obra especializada, trazendo dinamismo econômico e, principalmente, novas oportunidades para a educação técnica.

Assim, o Governo do Estado de Pernambuco definiu como uma das suas prioridades a valorização, ampliação e estruturação da Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. Como resultado do esforço realizado na área, temos, atualmente, 28 Escolas Técnicas Estaduais em funcionamento, cerca de 27.480 estudantes matriculados nestas unidades e a oferta de 35 cursos em 23 municípios distribuídos em 12 Regiões de Desenvolvimento que compõem o Estado. Os cursos são organizados por eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Infraestrutura; e Controle de processos industriais.

Para assegurar e consolidar os avanços da educação técnica no Estado, desde 2009, a Secretaria de Educação do Estado, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, é responsável por formular, programar, acompanhar e avaliar as políticas estaduais de educação profissional em nível técnico.

As opções de ensino técnico de nível médio permitem que todos os estudantes da rede estadual pelo Estado tenham a oportunidade de se qualificarem sem sair das suas regiões de desenvolvimento, garantindo formação específica e direcionada ao mercado de trabalho.

 

Visão

Consolidar-se como referência nacional em ensino médio integral e educação profissional de qualidade social

 

Missão

Universalizar o ensino médio integral em escolas públicas e atender a demanda por educação profissional em escolas técnicas estaduais no Estado.

 

Valores

Equidade, compromisso, ética (justiça, solidariedade e respeito), integração, transparência e inovação.

 

FORMAS DE OFERTA

- Integrada ao Ensino Médio em jornada integral: oferecida a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, vivenciando matriz curricular única com formação geral e profissional na mesma instituição de ensino;

- Subsequente ao Ensino Médio: oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio;

- Concomitante ao Ensino Médio: ofertada nos cursos à distância.

 

MODALIDADES DE ENSINO

- Presencial: atende em sala de aula convencional estudantes egressos do ensino fundamental, preferencialmente da faixa etária de 14 a 18 anos, no ensino médio integrado em horário integral e estudantes ou trabalhadores, egressos do ensino médio, maiores de 18 anos, na forma de oferta subsequente;

- À Distância: atende estudantes, jovens e adultos na modalidade concomitante e subsequente, por intermédio do uso de tecnologias ma sala de aula, onde professores e alunos tem o contato mediado por interfaces.

CURSOS OFERTADOS POR MUNICÍPIO | ESCOLA - 2015


Ensino a distância (EAD)

A modalidade de Educação a Distância contabiliza 61 polos, com um total de 10.503 matrículas, que ofertam nove cursos:Administração, Biblioteca, Informática, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho e Serviço de Restaurante e Bar. São nesses centros onde parte do curso é ofertada por meio de laboratórios que recebem os estudantes em encontros semanais para realização de discussões em grupos, exibição de videoaulas e recebimento de informações sobre o que deverá ser realizado no restante da semana. Neste momento, através do ambiente virtual de aprendizagem, é possível acessar todas as aulas, atividades e provas.

Confira aqui a relação dos polos de EAD.




Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668