quinta-feira, 21 de outubro de 2021 08:50

EREM de Jatobá realiza Jornada Paulo Freire

Ação faz parte do calendário de ações da SEE em comemoração ao Centenário do Nascimento de Paulo Freire



Aline Rangel - 16/09/2021 13:44h


Créditos: Divulgação

A Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco incorporou ao seu calendário as atividades comemorativas do Centenário do Nascimento de Paulo Freire. Como ação deste calendário, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, localizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, está realizando a “Jornada Paulo Freire - Freiriar ao pé do Jatobá”.  

 

A ação, que acontece até o dia 1º de outubro, envolve cerca de 150 estudantes com atividades remotas e presencial, e 30 funcionários entre professores e equipe gestora. Estão sendo trabalhados círculos de cultura, exposição de produção artística, palestras, feira agroecológica, sarau, live e apresentação em libras. 

 

Durante a jornada, algumas etapas estão sendo vivenciadas e outras ainda vão acontecer, dentre elas: “Um Freire em cada canto”, onde estão sendo espalhados quadros decorativos com citações diversas de Paulo Freire em todos os espaços da escola (murais, biblioteca, salas de aula, dos professores e de leitura, refeitório, secretaria, corredores). Também acontece o “Tem um Freire na minha comida - educação alimentar e nutricional como prática social”, onde ocorrerá uma feira agroecológica com palestra de abertura falando da importância da agricultura familiar para a segurança alimentar.

 

Além disso, será vivenciado o “Freire em Círculos”, os famosos círculos de cultura propostos por Freire com debates sobre temas do cotidiano de estudantes e comunidade escolar (cidadania, direito à educação, violência contra a mulher, bullying, setembro amarelo…). E também o projeto “Especialmente Freire - Por uma educação inclusiva, por uma educação que liberte”, realizando uma série de atividades culturais relacionadas à educação especial sob a perspectiva freiriana, além de uma produção e exposição artística dos estudantes.

“Nossa escola recebeu com uma alegria desafiadora a proposta da Secretaria de Educação de vivenciar o Centenário Paulo Freire. Alegria pela oportunidade histórica, desafio pelo cenário ainda pandêmico com aulas presenciais, tão importantes à prática pedagógica, estarem retornando de forma gradativa. Compreendemos e abraçamos a missão. Até aqui nasceram grandes debates, produções culturais e ações inclusivas emocionaram. Estaremos apreensivos pelos resultados, mas na certeza de que demos o nosso melhor para honrar a vida e obra do mestre”, declara Daniel Filho, professor e coordenador de biblioteca da escola.

 

“Achei de suma importância estudar e especificar sua trajetória educacional, pois, para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Ao vivenciar este belíssimo e encantador projeto na EREM de Jatobá, pude colocar em prática diálogos sociais interligando sempre com minha disciplina (Sociologia) para assim demonstrar aos meus alunos que o ato de se estudar é um dever revolucionário! O aluno consciente é um aluno autônomo”, disse o professor de sociologia da escola, Rafael Douglas Leite.

 

A culminância do projeto, que acontecerá no dia 1º de outubro, contará também com um ato cultural de reinauguração do espaço Paulo Freire na escola, onde serão expostos os trabalhos produzidos por professores e estudantes durante a jornada. Na ocasião estarão presentes para compor a mesa convidados da comunidade escolar e haverá uma palestra com o educador popular Antônio Danilson Rodrigues Pinto e da presidenta do Instituto Geográfico e Historiográfico de Petrolândia, Paula Francinete. Eles falarão sobre vida, obra e legado do mestre Paulo Freire.

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668