Gestores escolares, representantes das Unidades Executoras (UEx), conselheiros e agentes da rede estadual de ensino participaram, nessa quinta-feira (24), do encerramento do ciclo formativo para fortalecimento da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A formação foi promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPEs), que realizou atividades de assistência técnica e monitoramento a fim de apoiar estados, municípios e escolas a aprimorarem a execução e o desempenho do PDDE, de suas ações integradas e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).
No Estado de Pernambuco, foram quatro momentos formativos em 2022 (agosto, setembro, outubro e novembro), qualificando profissionais que estão envolvidos com a gestão descentralizada das ações e dos programas acima mencionados. Ainda nos meses de agosto e novembro, houveram dois momentos de formação para os secretários de Educação.
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, por meio da Coordenação Geral de Programas e Projetos (CGPP), esteve presente em todas as formações, identificando e articulando locais para suas realizações e disponibilizando membros de seu corpo técnico para prestar assistência integral em todos os momentos formativos que foram promovidos.
Além disso, a fim de dar oportunidade de participação a toda a rede, a CGPP propôs que esses eventos fossem feitos de forma descentralizada. E para que esse objetivo fosse alcançado, foi necessário contar com o apoio das seguintes Gerências Regionais de Educação: Recife Norte, Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Médio São Francisco e Mata Centro.
De acordo com a coordenadora geral de Programas e Projetos da Rede Escolar, Janaínna Laetitia, essa formação é mais um passo que a SEE dá na busca pela capacitação e qualificação dos diretores escolares, técnicos e representantes da UEx, objetivando a melhoria da execução dos recursos, da prestação de contas, do monitoramento dos programas, da gestão escolar e da aprendizagem e índices escolares. “É gratificante constatar que esta cooperação entre o FNDE, estado e municípios se fortalece a cada ano. E não vamos parar aqui porque vamos ampliar e buscar novas ações para termos ainda mais profissionais capacitados”, reforçou.