segunda-feira, 28 de novembro de 2022 12:48

Pernambuco embarca rumo às Paralimpíadas Escolares 2022

Competição será realizada em São Paulo entre os dias 22 e 25 de novembro



Daniel Hardman - 21/11/2022 15:45h


Créditos: Gabriel Melo/SEE

Com uma delegação recorde, composta por 85 integrantes, Pernambuco embarcou, nesta segunda-feira (21), rumo à Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2022. A competição é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e será disputada entre os dias 22 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento do CPB, em São Paulo. Ao todo, o Estado brigará pelo pódio nas modalidades: badminton, atletismo, natação, tênis de mesa, bocha e goalball, com 49 paratletas.

 

Pernambuco, na última edição das Paralimpíadas Escolares, conquistou 53 medalhas, sendo 31 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze, melhor resultado da história do Estado. Diferentemente da edição de 2021, onde os alunos/atletas foram indicados pelos técnicos para participar da competição devido ao hiato da pandemia, neste ano a classificação para fase nacional veio da classificatória regional, realizada no Rio Grande do Norte.

 

Participando pela terceira vez da competição, Júlio Cezar Gomes, da natação, vem se consolidando como um dos principais paratletas do Estado, com apenas 17 anos. Em 2021, o aluno da Escola Estadual Argentina Castello Branco, em Olinda, conquistou a medalha de ouro nos 50m livre e a prata nas provas 400m livre, 100m costas, livre e borboleta. A expectativa é alta nessa, que é sua despedida das competições escolares.

 

“Esse é o meu último ano nas Paralimpíadas Escolares e me preparei como se fosse o primeiro. Chego em São Paulo com ótimas expectativas para fazer o melhor tempo nas minhas provas e, se Deus permitir, voltar com muitas medalhas na bagagem”, comentou.

 

Ismael Marques, mais uma vez, fará parte da delegação pernambucana nos jogos. O técnico do atletismo, que integra a seleção brasileira do atletismo paralímpico, traz experiência internacional para os paratletas entregarem a melhor performance na competição. Segundo ele, Pernambuco vem forte em busca de um novo recorde de medalhas para o Estado.

 

“A nossa expectativa é grande, porque estamos indo com a nossa maior delegação da história, mesclando a experiência, daqueles que já participaram de outras edições e competições, com os mais jovens que vão participar pela primeira vez. Nossa delegação está extremamente focada em dar o melhor e trazer um excelente resultado para o Estado”, destacou.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668