segunda-feira, 28 de novembro de 2022 12:08

Pernambuco bate o próprio recorde e conquista 67 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

No Rio de Janeiro, a delegação superou a quantitativo geral e de ouros conquistados em relação a 2021



Daniel Hardman - 16/11/2022 21:45h


Créditos: Kleyvson Santos/SEE

Pernambuco brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 (JEBs) e os atletas da categoria 12-14 anos voltaram para casa com um recorde de conquistas na bagagem. Ao todo, disputando no Rio de Janeiro, a delegação pernambucana arrematou 67 medalhas nas séries ouro, prata e bronze na competição, sendo 17 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze. Os números demonstram também que o Estado mais que dobrou o total de medalhas conquistadas em relação à última edição dos jogos.

 

“Resultado histórico! Esse recorde de medalhas premia o profissionalismo e dedicação dos nossos atletas e dos seus técnicos. Por outro lado, é a consequência da prioridade e do investimento que a nossa gestão vem realizando no desporto educacional ao longo dos últimos anos. Momento de celebração para Pernambuco!", comemorou o secretário executivo de Esportes, Davi Oliveira.

 

Os JEBs são uma série de competições realizadas no Rio de Janeiro, organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Esporte, e conta com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). Foram utilizados três polos para as disputas dos jogos: Parque Olímpico, Universidade das Forças Aéreas (Unifa) e o Parque Aquático Júlio Delamare.

 

Na Arena Banco do Brasil, no Parque Olímpico, conhecemos os medalhistas do Judô. Eduardo Neto, do 9° ano do Colégio GGE, conquistou a medalha de prata na categoria até 64kg e ficou feliz com a competição e seu resultado pessoal. “Foi uma competição maravilhosa, a melhor que já fui. Tive a oportunidade de conhecer e fazer novas amizades com atletas do Brasil inteiro. O momento da premiação foi muito emocionante, foi a coroação de um ano de muito treino e muito esforço da minha parte. Fiquei muito feliz de poder trazer na bagagem uma medalha para o nosso Estadoo”, destacou.

 

Já na Unifa, ocorreram as modalidades do atletismo, wrestling e badminton. E foi uma verdadeira chuva de medalhas para Pernambuco. Hiarley Branco, do Educandário Nossa Senhora das Dores, se destacou no badminton e trouxe 1 medalha dourada na categoria simples e 2 bronzes nas duplas e duplas mistas. Depois da frustração de perder na semifinal das simples em 2021, ele não desistiu do sonho de se tornar campeão e foi coroado em 2022 depois de um jogo emocionante.

 

“Eu tô muito feliz com essa conquista! Ano passado eu bati na trave e perdi na semifinal para o então atual campeão e durante um ano me preparei para buscar esse tão desejado ouro. Foi um jogo complicado que no final sai vencedor e tô muito feliz com o meu desempenho nesse JEBs", frisou.

 

É importante relembrar que os grandes destaques de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) podem garantir vaga nos programas Bolsa Atleta PE e Bolsa Técnico PE em 2023, que prevêem um percentual destinado aos alunos-atletas e treinadores que ficaram em evidência na competição escolar.

 

Confira abaixo todas as medalhas conquistadas pelo Estado. (12 - 14 anos)

 

- Karatê (1 ouro, 1 prata e 5 bronzes)

- Judô (1 ouro, 7 pratas e 1 bronze)

- Taekwondo (1 ouro e 1 prata)

- Xadrez (1 bronze)

- Ginástica Artística (3 pratas)

- Tênis de Mesa (1 bronze)

- Vôlei de Praia (1 ouro)

- Basquete (1 ouro e 1 prata)

- Natação (3 ouro, 5 prata e 5 de bronze)

- Atletismo (4 ouro, 2 prata e 3 bronze)

- Wrestling (3 de prata e 3 de bronze)

- Ginástica Rítmica (3 ouro, 2 prata e 1 bronze)

- Badminton (2 ouro, 1 prata e 2 bronze)

- Handebol (1 prata e 1 bronze)

 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668