segunda-feira, 28 de novembro de 2022 11:19

GRE Agreste Meridional promove seu terceiro seminário de cultura de paz

O encontro aconteceu em Garanhuns e reuniu diversas instituições e órgãos públicos



Carina Cardoso - 01/07/2022 14:15h



A Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional realizou, na quinta-feira (31), o III Seminário de Cultura de Paz das Escolas do Agreste Meridional, que aconteceu no auditório Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns, e reuniu educadores, gestores, Polícia militar, universidades, Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria da Mulher de Pernambuco, Conselho Tutelar e outros convidados. 

Na mesa de abertura estavam presentes a gerente da GRE, Adelma Elias;  a gerente geral de programas e projetos prioritários da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Márcia Souza; e representantes de entidades e órgãos públicos. A ação tem como objetivo disseminar atitudes que estabeleçam a preservação do ambiente de paz nas unidades de ensino estaduais do Agreste Meridional, empreendendo esforços a fim de modificar o pensamento e a ação de educadores e discentes nesse sentido.

O tema trabalhado no encontro foi “Conviver com empatia para alcançar a Paz”, e contou com a fala de todos os presentes. "O seminário constitui-se num espaço importante de discussão e de fortalecimento da integração entre  parceiros dos diferentes  segmentos da sociedade, onde ampliamos o repertório de estratégias para melhorar a convivência escolar, fomentando uma cultura de paz nas unidades escolares", frisou Adelma Elias, gestora da GRE. 

Felipe de Luna, coordenador geral de Planejamento e Articulação da Regional, detalhou como atua o seminário. “Realizamos um diagnóstico no primeiro bimestre do ano para mapear quais as principais formas de violência se manifestam nas comunidades escolares da região e, a partir desse resultado, pensamos em ações de apoio para as equipes escolares e estudantes. Dentre elas, está a realização do seminário, que toca exatamente nesses pontos críticos”, disse.

Ao final do seminário, ficou estabelecido que uma programação especial deve acontecer no segundo semestre do ano letivo, com um momento formativo para professores sobre o tema, e rodas de oficinas com a parceria do curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco. As ações devem contemplar cerca de 20 escolas da região.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668