sábado, 2 de julho de 2022 22:58

Projeto Cancioneiro Nordestino é vivenciado por estudantes da EREFEM Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios

Participaram da ação alunos do 7º A e todos os 6º anos



Aline Rangel - 27/05/2022 15:57h


Créditos: Divulgação

Os professores Freddy Cursino e Aristarco Silva realizaram uma manhã diferenciada com os estudantes dos 7º e 6º anos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. O projeto interdisciplinar uniu as disciplinas de Português, História e Música no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), na manhã desta sexta-feira (27). No local, foi realizada a exposição e apresentação do projeto “Cancioneiro Nordestino - Entre versos e poemas”. O momento contou com a participação especial do professor Salatiel D’Camarão.

 

O projeto teve como objetivo explicar a estrutura das métricas, rimas e estrofes que caracterizam a literatura de cordel, além de demonstrar, por meio de declamação, aboio e canção o conteúdo aprendido em sala sobre cultura popular. Dessa forma, o projeto tem como intuito trazer aos discentes a importância desse patrimônio imaterial brasileiro.

 

Os estudantes do 7ºA produziram cordel com tema livre e usaram a imaginação. Para prepará-los, o professor Freddy distribuiu em sala exemplares para que fosse lido e observado a estrutura, temas, rimas, capa e estrofes. “Foi muito interessante aprender sobre cordel, gostei muito de participar junto com minha turma. Lemos o nosso cordel e foi uma experiência incrível”, comentou a estudante Ana Alice, do 7ºA.

 

Já os estudantes do 6º ano foram responsáveis por produzir a xilogravura de uma forma bem artesanal, utilizando isopor, caneta, tinta, rolo, papel sulfite e papel colorido para as molduras. Ao todo, participaram 160 estudantes. “Achei interessante a atividade realizada em sala e apresentada no auditório. Aprendemos bastante sobre a cultura do Interior, do Sertão, e a fazer xilogravura básica, que é muito fácil e todos podem realizar”, destacou Rafael Oliveira 6ºA.

 

“Os alunos adoraram, participaram, cantaram e recitaram os próprios materiais que eles mesmo produziram. Essa literatura de cordel feita por eles eu vou pessoalmente mandar publicar e deixar na biblioteca da escola, para assim perpetuar essa ação tão linda. Fiquei muito feliz pela participação dos jovens. Tenho certeza de que esse é o primeiro de muitos projetos maravilhosos como esse”, relatou o professor Freddy Cursino. “Para mim é um prazer fazer parte dessa maravilhosa equipe do Liceu, onde, juntos, com ações como essa, proporcionamos aos alunos uma educação de qualidade”, frisou Salatiel D’Camarão.

 

Para o professor Aristarco Silva, o Liceu está de parabéns por ter abraçado essa ideia que foi de extrema importância para a cultura. “Para mim foi muito prazeroso, o evento mostrou as raízes pernambucanas, junto com o professor Salatiel que explicou de uma forma totalmente didática e assertiva, aprendi muito com ele. Esse momento foi importante não só pra mim, mas também para os alunos e que venham outros dessa forma, para que a gente possa mostrar a cultura nordestina e pernambucana e assim ampliar os horizontes para que esses jovens possam ter uma oportunidade de obter um conhecimento maior sobre a nossa cultura”, concluiu.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668