sábado, 2 de julho de 2022 22:55

EREM Manoel Guilherme da Silva participa da Expo Milset Brasil, em Fortaleza

Projeto apresentado mostra a fabricação de máscara produzida com amido e quitosana



Aline Rangel - 27/05/2022 12:42h


Créditos: Divulgação

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Guilherme da Silva, de Passira, no Agreste, foi credenciada pela 27ª Ciência Jovem para participar da 7º edição da Expo Milset Brasil, que este ano voltou à modalidade presencial e está acontecendo em Fortaleza até esta sexta-feira (27). No Ciência Jovem, o projeto “Fabricação de máscara facial com camada de filme biodegradável com propriedades bactericidas, fungicida e virucida produzido com amido de milho e quitosana” foi premiado em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico da Ciência Jovem.

 

A ideia foi das estudantes Emanuelly Santos e Raysa Gonçalves, e o trabalho teve a orientação do professor José Valmir. “Uma vez que o vírus passe pela camada física da máscara, encontrará uma camada química que é a presença do biofilme, que contém a quitosana e inativa instantaneamente o vírus do Covid-19”, explicou o professor José Valmir.

 

Além de premiar por área do conhecimento, 1°, 2° e 3° lugares de cada área, a Expo Milset oferece mais de 40 credenciamentos aos projetos participantes. Os credenciamentos para eventos no Brasil são para feiras em Pernambuco e nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Amazonas e outros. Os credenciamentos internacionais incluem países como Chile, Colômbia, Argentina, Paraguai, México, Estados Unidos, Bélgica, Portugal, Emirados Árabes Unidos, Peru e outros.

 

“Estou muito feliz em estar aqui, conhecendo pessoas novas, novas línguas, novas culturas, com certeza essa está sendo uma experiência muito boa e que vai contribuir ainda mais para o meu aprendizado”, comentou a estudante, Emanuelly Santos. Para Raysa Gonçalves, participar da exposição é algo construtivo. “Aqui podemos conhecer muitos projetos interessantes e, com essa experiência, melhorar ainda mais a nossa ideia. Estou adorando”, destacou.

 

A Milset (Movimento Internacional de Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia) é uma organização juvenil não governamental, sem fins lucrativos e politicamente independente, cujo objetivo é desenvolver a cultura científica entre os jovens. Este ano, a Expo Milset Brasil voltou a ser realizada em formato de Fórum.

 

“Como professor, estou muito feliz em participar junto com as alunas desse momento. É gratificante poder desenvolver esse trabalho dentro de uma escola pública e perceber que a educação pública está dando certo, onde podemos desenvolver projetos incríveis. Aqui estamos tendo a oportunidade de dialogar e aprender com professores de toda a América Latina. Com certeza, vamos levar para nossa unidade muito aprendizado”, reforçou o professor José Valmir.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668