quarta-feira, 25 de maio de 2022 22:18

Professores da Rede Estadual participam de projeto de Iniciação Científica e STEAM

Docentes desenvolveram atividades alinhadas com o currículo escolar, utilizando os kits de robótica livre e microscópio de celular, que trouxeram a vivência desta metodologia ativa de aprendizagem



Assessoria de Comunicação - 20/01/2022 13:19h


Créditos: Divulgação

A Secretaria de Educação e Esportes, através da Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GEPEM), em parceria com a Embaixada dos EUA no Brasil e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), realizou o projeto de Iniciação Científica e Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics (IC-STEAM). A metodologia STEAM prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho. Esta forma de ensino faz não só a integração das áreas do conhecimento, mas permite ao aluno usá-las para conexões na hora de resolução de problemas diários.

Participaram do projeto piloto dez escolas do Recife e da Região Metropolitana. São elas: EREM Ginásio Pernambucano - Cabugá; Escola Estadual Sylvio Rabelo; Escola Estadual Monte Verde; Escola Estadual Senador Novaes Filho; Escola Estadual Manoel Borba; Escola Estadual Presidente Humberto Castello Branco; Escola Estadual Professora Deanna Clarck Xavier; Escola Estadual Orfanato Estrela de Bethel; EREFEM Compositor Antônio Maria; e EREM Professor Epitácio André Dia.

Os professores destas escolas participaram de formações STEAM e desenvolveram atividades alinhadas com o currículo escolar, utilizando os kits de robótica livre e microscópio de celular, que trouxeram a vivência desta metodologia ativa de aprendizagem.

O chefe da Unidade do Ensino Médio, Alison Fagner, falou sobre a importância de realizar essa formação. “Esse projeto tem importância estratégica para a Rede Estadual, pois promove qualificação na rede em dois níveis: no nível da equipe da secretaria, se constituindo como um momento de formação da rede de formadores, onde estes elaboraram projeto, pesquisam e refletem com professores durante todo o processo, permitindo desenhar propostas de ações formativas que possam ser aplicadas em um maior número de escolas, posteriormente; e, no nível da ação docente, com o fortalecimento das práticas de sala de aula que promovam a integração entre as áreas e a utilização de recursos tecnológicos tão exigidos no processo de impetração do Novo Ensino Médio”, frisou.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668