quarta-feira, 25 de maio de 2022 22:29

GEPEC realiza últimas Feiras Agroecológicas da Educação do Campo e Quilombola deste ano

Ação foi promovida em Araçoiaba, na Zona da Mata Norte, e em Garanhuns, no Agreste



Kamilla Alves - 23/12/2021 12:34h



Encerrando o ciclo de ações deste ano, o projeto Feira Agroecológica da Educação do Campo e Quilombola realizou, na quinta-feira (16) as duas últimas feiras deste ano. Araçoiaba, na Zona da Mata Norte do Estado, e Garanhuns, no Agreste, receberam o projeto que é promovido pela Gerência de Políticas Educacionais do Campo e Quilombola (GEPEC). Estudantes ofereceram aos consumidores uma diversidade de hortaliças, frutas, derivados e produtos como doces, bolos e artesanato, além de apresentações culturais.

Com uma estrutura de sete barracas dispostas na praça Maria Gayão, em Araçoiaba, a feira é a culminância de projetos realizados no Tempo Comunidade. Os produtores da agricultura familiar expõem seus produtos para degustação e comercialização. O papel fundamental é a integração e socialização dos estudantes com as ações curriculares, conectando trabalho, cultura e fomentando o desenvolvimento de uma consciência agroecológica sustentável.  

Produtores, estudantes, professores e gestores da Educação do Campo da GRE Metropolitana Norte estiveram na feira, que contou com a participação  de 200 pessoas neste evento. Já em Garanhuns, a feira foi realizada na praça Euclides Cunha.

As últimas duas feiras fecharam o ciclo deste ano com muita dança folclórica, grande variedade de artesanatos e produtos da agricultura familiar. ”A Feira Agroecológica tornou-se parte integrante da política de Educação do Campo do estado de Pernambuco. Nossa expectativa é de alcançarmos 50 municípios pernambucanos e aumentar a frequência de realização das feiras, dependendo das especificidades de cada território em todos os municípios atingidos”, contou Jailson Silva dos Santos, gerente de Políticas Educacionais do Campo

“Estamos preparando para 2022 a mobilização dos demais municípios pernambucanos, dos movimentos sociais do campo, das entidades parceiras para juntos alcançarmos os objetivos propostos da ação. E queremos parabenizar a todas as Gerências Regionais de Educação pelo belo trabalho de planejamento, construção, execução e realização das Feiras Agroecológicas em todo estado de Pernambuco”, comemorou. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668