quarta-feira, 25 de maio de 2022 22:12

GRE Mata Norte realiza I Prêmio de Biblioteca Doricea Gusmão

Evento teve objetivo de estimular os estudantes a protagonizarem a evolução socioeducacional e incentivar a capacidade criativa, através da produção de materiais inéditos em diferentes linguagens



Assessoria de Comunicação - 22/12/2021 15:13h


Créditos: Divulgação

A Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte realizou, nessa terça-feira (21), o I Prêmio de Biblioteca Doricea Gusmão. O prêmio teve o objetivo de estimular os estudantes a protagonizarem a evolução socioeducacional e incentivar a capacidade criativa, através da produção de materiais inéditos em diferentes linguagens: verbal, não verbal e audiovisual. A cerimônia de premiação aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Arraes, em Timbaúba.

 

Para participar do prêmio, os estudantes tiveram que elaborar textos e produções inéditas e autorais, de acordo com as categorias: poema, crônica, vídeo (documentário), artigo de opinião e cartão postal, devendo retratar os fatos no contexto da atualidade. O Prêmio de Biblioteca Doricea Gusmão mobilizou 50 escolas envolvendo alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), e do Projeto Travessia. As três melhores produções em cada categoria receberam prêmio em dinheiro.

O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Ian Correia do Nascimento, da Escola Estadual Aluísio Germano, venceu na categoria Cartão Postal. Ele disse que nunca recusa um desafio e sempre que entra nunca desiste. “Eu não imaginava estar aqui ganhando esse prêmio. Estou muito feliz. Foi muito legal participar do projeto porque eu não imaginava que iria me sair tão bem”, destacou.

“Esse projeto vem com o intuito de alçar vôos para os alunos, permitindo e possibilitando a eles mostrarem suas habilidades. Então, o estudante precisa aprender como também ensinar essas habilidades. E é muito importante que a escola tenha esse espaço de socialização, de conhecimento, criando laços fraternos, de ternura, de afeto, e laços também de aprendizagem pela diversidade cultural, social e psicológica de cada ser”, salientou coordenador das bibliotecas da GRE Mata Norte e autor do Prêmio de Biblioteca Doricea Gusmão, Paulo Henrique Phaelante.

De acordo com a gerente da GRE Mata Norte, Edivânia Arcanjo, o prêmio descobriu vários talentos dentro das escolas. “A biblioteca foi a fonte de inspiração para que o projeto fosse desenvolvido dentro das escolas, dialogando sempre com os professores. Esse projeto promoveu o gosto pela leitura tornando leitores assíduos dentro de nossas escolas. Então, é um projeto que nós temos a intenção de dar continuidade e realizá-lo novamente ano que vem, visando fortalecer ainda mais o hábito pela leitura nos espaços escolares”, frisou.

 

História - O Prêmio de Biblioteca Doricea Gusmão foi criado em homenagem à professora Doricea Gusmão, uma das atuantes e marcantes profissionais de biblioteca escolar da GRE Mata Norte e ex-funcionária da EREM Confederação do Equador, em Paudalho, que faleceu este ano. A professora ficou conhecida pelo seu dinamismo e sua interação socioeducacional, tendo reconhecimento de todos os colegas professores e amigos. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668