domingo, 5 de dezembro de 2021 08:53

Estudantes da Rede Estadual realizam provas do SAEB e SAEPE

Até o dia 10 de dezembro, a comunidade escolar da rede estará com a atenção voltada para o SAEB; o SAEPE acontece nos dias 06 e 07 de dezembro



Assessoria de Imprensa - 22/11/2021 16:14h



Foi dada a largada para a aplicação das avaliações externas em Pernambuco. Desde o dia 17 de novembro, algumas regiões do estado iniciaram as aplicações das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), como as Gerências Regionais de Educação (GREs) Mata Centro, Mata Norte e Sertão Central. Majoritariamente, nesta segunda-feira (22), as outras GREs iniciarão a aplicação das provas. Até o dia 10 de dezembro, cerca de 123 mil estudantes de 874 escolas irão realizar as provas do SAEB.

A aplicação da avaliação do SAEB, realizada a cada dois anos no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), irá auxiliar as redes e escolas fornecendo subsídios que contribuam para a ampliação da qualidade, equidade e eficiência do ensino, oferecendo subsídios para os gestores e redes elaborarem, monitorarem e aprimorarem suas políticas educacionais.

Nesta edição do SAEB, serão disponibilizados questionários contextuais, um modelo eletrônico que será destinado aos docentes da Educação Infantil e para os 27 secretários estaduais de educação do País e também para os secretários municipais de educação, que visam analisar o contexto socioeconômico dos estudantes.

Esses diagnósticos são oriundos das aplicações de forma censitária de testes de língua portuguesa (leitura) e matemática, aplicados aos estudantes dos 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e nos 3ºs anos do Ensino Médio, para as redes públicas de ensino e uma pequena amostra da rede particular. O SAEB 2021 avaliará ainda de forma amostral, o 2º e 9º ano do Ensino Fundamental em Ciências Humanas e Ciências da Natureza de escolas públicas e particulares. 

“Precisamos, portanto, a partir deste diagnóstico, que essas avaliações nos trarão, sobretudo, durante esses desafiantes anos de ensino remoto devido à pandemia do Covid-19, focar no resgate das aprendizagens dos estudantes que ainda não consolidaram seus processos de aprendizagens de forma significativa”, considerou o gerente da Gerência de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE), Dionísio Júnior.

Paralelo à aplicação das provas do SAEB, o Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE) irá ser aplicado pela primeira vez neste ano, nos dias 06 e 07 de dezembro, sendo o dia 06 para as turmas dos 2ºs e 9 ºs anos do Ensino Fundamental, e o dia 07 para as turmas do 5ºs anos Ensino do Fundamental e 3s º e 4ºs ano Normal Médio. A avaliação é composta por questões de língua portuguesa e matemática, possui duração de 2h30, e é aplicada para alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Pernambuco. Os gestores e professores das séries avaliadas também participam de ambas as avaliações com o preenchimento dos questionários que visam coletar informações sobre o funcionamento das redes e escolas.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no SAEB e SAEPE, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), indicador de qualidade da educação pública estadual.

“Vamos acolher as avaliações externas para aferir o diagnóstico das nossas redes de ensino e colocar a educação de Pernambuco, mais uma vez, como destaque nacional”, frisou Dionísio.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668