domingo, 5 de dezembro de 2021 07:45

Professores da Rede Estadual concorrem ao Prêmio Destaque Educação 2021

Nesta fase da competição, vence o projeto com o maior número de curtidas em cada uma das categorias



Assessoria de Comunicação - 20/10/2021 12:05h


Créditos: Divulgação

Três projetos desenvolvidos por professores da Rede Estadual foram classificados para a fase final do prêmio Destaque Educação, da Educa Week 2021. A premiação foi criada para identificar e reconhecer experiências de sucesso no âmbito da educação, realizadas em prol da melhoria do aprendizado e da vida dos estudantes, pais e funcionários no ambiente escolar. Nesta fase da competição, vence o projeto com o maior número de curtidas em cada uma das categorias. Vale destacar que os projetos não concorrem entre si e você pode votar nas três iniciativas de Pernambuco.

Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do Educa Week, no YouTube, e devem ser curtidos até esta quinta-feira (21). O resultado final será divulgado no sábado (23), às 18h30, durante a Educa Week, que será transmitida pelo YouTube. Os dez finalistas em cada categoria receberão o Certificado de Finalista e o 1º lugar de cada uma delas receberá uma bolsa de 100% do curso “O professor da era digital” do ITEDUC.

A Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, no Recife, está concorrendo em duas categorias: Orientação Educacional, com o projeto “Núcleo de Palestras RICOSABERES: transformando e impactando vidas através do conhecimento”, e Gestão Educacional, com o projeto “Embaixadores de Turmas”, ambos sob orientação do professor Ricardo Francisco. A ideia do primeiro projeto é fazer que os estudantes enfrentem as dificuldades da oralidade  e participem de formações, através de masterclass remotos e presenciais, trabalhando múltiplas competências, transformando-os em palestrantes juvenis, obtendo resultados positivos com o intuito de atuarem em dois projetos: #Qualificapais e Business Conversation.

Já o segundo visa formar embaixadores com uma visão sistêmica, holística e crítica e atitude cidadã, formando-os e envolvendo-os em campanhas de responsabilidade socioambiental no âmbito interno e externo da escola. A ideia do projeto consiste em preparar os estudantes para pensar globalmente, mas agir localmente, através de projetos sociais, como o “Natal Feliz”, que arrecada alimentos para formação de cestas básicas para serem doadas a famílias necessitadas do Recife; “Fazer uma Criança Feliz”, com arrecadação de brinquedos para doação em instituições carentes onde a escola encontra-se localizada; “Enxoval Solidário”, que contempla gestantes carentes da cidade do Recife; “Junho Vermelho”, que incentiva a doação de sangue da comunidade escolar; e “Setembro Amarelo”, que promove palestras sobre saúde mental e suicídio.

“Estamos muito felizes e ansiosos pelo resultado final, mas confiantes que traremos os primeiros lugares para nosso estado e para nossa GRE Recife Norte. Tudo é resultado do trabalho desenvolvido em equipe e que justifica nossa hashtag: #juntossomosetedombosco. O momento agora é de curtir muito os vídeos. Vamos que vamos!”, convidou Ricardo.

Na categoria Ensino Médio, a ETE Senador Wilson Campos, localizada em Paudalho, na Zona da Mata Norte, foi classificada com o projeto “Cine Debate”, desenvolvido pela professora Mércia Queiroz. O projeto de produção audiovisual trata de uma ação que visa a reflexão de temáticas fundamentais para a construção do pensamento crítico e das próprias ideias, visando a ampliação do repertório sociocultural, a promoção do acesso a produções audiovisuais de relevância literária, histórica, filosófica, artística e científica e social. O Cine Clube, por sua vez, para além da apreciação e a crítica cinematográfica, visa ainda a produção audiovisual, atribuindo aos estudantes o papel de agentes.

“Quando o reconhecimento de nossa prática toma uma proporção para além do chão da escola, a meu ver, significa uma possibilidade de expandir nossa forma de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem. Também desperta uma sensação de firmeza de que o trabalho desenvolvido tem cumprido com o propósito de construção do ensino público democrático e de qualidade”, ponderou Mércia.



 

 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668