domingo, 5 de dezembro de 2021 07:38

Projeto da EREM Eurico Queiroz é selecionado para participar de publicação do Ministério da Saúde

Fruto da eletiva Horta e Sustentabilidade, o trabalho teve como objetivo ensinar os estudantes a comercializarem alimentos saudáveis por meio da agricultura familiar



Carina Cardoso - 20/10/2021 11:29h


O projeto da disciplina eletiva Horta e Sustentabilidade, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Eurico Queiroz, situada em Bezerros, Agreste do Estado, foi selecionado para compor uma publicação técnica intitulada “Experiências Inovadoras de Produção, Abastecimento e Consumo de Frutas, Legumes e Verduras”, realizado pelo Ministério da Saúde, junto ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP). 

 

Com nota máxima (8,0), a atividade ficou em primeiro lugar no eixo de alimentação saudável e sustentável. Ao todo, foram 87 projetos enviados, e dez selecionados. O projeto da EREM visa o cultivo sustentável por parte da comunidade escolar e a contribuição no fomento da alimentação saudável. A atividade, de cunho empreendedor, ensinou os estudantes a elaborarem  e comercializarem saladas de pote, cujos insumos foram retirados da horta da unidade de ensino, da agricultura familiar, e do estoque de proteínas da escola. 

 

Participaram do projeto cerca de 20 alunos, em parceria com professores, merendeiras e nutricionistas. O trabalho será apresentado virtualmente em um congresso internacional sobre o tema, em novembro, e receberá um certificado de reconhecimento. 


“É com grande alegria que nós vemos um trabalho nosso sendo selecionado. É motivo de muito orgulho, principalmente nesse momento de pandemia, termos ações desta natureza. Esse tema de horta e sustentabilidade abrange não só o projeto de horta nas escolas, mas também é um incentivo à agricultura familiar. Esse projeto trouxe estímulo à família, à produção e comércio de alimentos saudáveis de forma sustentável em toda a escola”, frisou Marieta Pinho, superintendente do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Esportes.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668