quinta-feira, 21 de outubro de 2021 09:07

Abertura da XIII Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras é realizada neste domingo (10)

A primeira etapa da competição reuniu 38 agremiações de escolas da GRE Recife Norte e Recife Sul



Kamilla Alves - 10/10/2021 17:12h


Créditos: Kleyvson Santos

A quadra poliesportiva da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) recebeu, neste domingo (10), a abertura da XIII Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. A etapa Grande Recife, contou com a presença de 38 agremiações de escolas das Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte e Recife Sul e deu a largada na competição, que segue até dezembro. Durante o evento, foram seguidos os protocolos aprovados pela Secretaria Estadual de Saúde de combate à pandemia do Covid-19.

“Estamos aqui mais uma vez realizando a Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras e, neste ano, superamos o número de corporações inscritas em 2020. Para esta edição, são 179 bandas e fanfarras competindo e  levando alegria e energia por todas as regiões do Estado”, comentou Waldenilson Cunha, gestor de Ações Culturais da SEE.

Neste ano, a coordenação da copa autorizou a presença do público, de maneira limitada: 300 pessoas nas arquibancadas, respeitando o distanciamento social. Para manter a biossegurança dos participantes e público, uma força-tarefa foi montada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

“Mais uma vez estamos realizando a Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras diante de uma pandemia, então estamos tomando todas as medidas necessárias para que tudo seja realizado de forma segura, com testes rápidos de Covid-19 e conferências de cartão de vacinação de quem está competindo”, contou Waldenilson.

A expectativa era alta para quem estava ali pela primeira vez.  Kaliny Silva, da Escola Estadual Senador Antônio Farias, começou a ensaiar com o grupo um mês antes da apresentação. Para ela, a intenção era aproveitar ao máximo a experiência. “Eu acredito que o importante é se divertir durante o processo. Ganhando ou perdendo, a gente aproveita tudo”, contou a estudante.

Adnael Renato, regente da Banda Percussiva Álvaro Lins desde 2019, falou que este ano a banda vai com tudo para conquistar a taça. “Passamos muito tempo parados e isso atrapalha um pouco o grupo. Mas, apesar das restrições por causa da pandemia, conseguimos manter os ensaios tomando os devidos cuidados e aqui estamos. A expectativa para este ano é levar a taça para a escola”, comentou o regente.

Sobre a copa - A Copa de Bandas e Fanfarras acontecerá em nove etapas. A segunda etapa acontecerá no dia 17 de outubro com as bandas das GREs Metro Norte e Sul e São Lourenço da Mata. As semifinais ocorrerão nos dias 4 e 5 de dezembro. Por fim, a grande final acontecerá no dia 19 de dezembro. Todas as etapas acontecem na Sede da Secretaria de Educação e Esportes, na Várzea. 

Este ano, serão apresentadas as categorias Fanfarra Simples; Percussão Rudimentar; Percussão Sinfônica; Marcial Infanto Juvenil; Musical Máster; Marcial Juvenil e Marcial Máster. As outras regiões seguirão calendário para apresentações. Ao todo, são 179 agremiações participando da Copa.

A Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras é realizada pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), organizado pela Associação de Bandas e Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare) e com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668