quinta-feira, 21 de outubro de 2021 09:14

SEE promove live sobre as contribuições Freireanas para a educação do campo

Atividade aconteceu por meio do canal do YouTube da SEDE



Carina Cardoso - 24/09/2021 11:09h



A Secretaria de Educação e Esportes, por meio da sua Gerência de Políticas de Educação do Campo (GEPEC), promoveu o Webinar Educação do Campo, com o tema “Contribuições Freireanas para a educação do campo”, que teve a participação de Jailson Santos, gerente da GEPEC, Rubneuza Leandro, representando o Movimento Sem Terra de Pernambuco, e Ivanize Simplício, educadora popular e integrante da equipe da GEPEC. O encontro aconteceu virtualmente, nessa quarta-feira (22), por meio do canal do YouTube da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE). 

 

No início da atividade, Jailson apresentou as convidadas e fez uma breve introdução sobre a live. "Além da gente conhecer as obras freireanas, como A Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, Política e Educação, entre outras, a gente apresenta os diálogos trazidos por esse grande educador pernambucano, que não só transformou Pernambuco, mas também transforma o mundo com seus escritos", disse. 

 

Em seguida, Rubneuza detalhou suas análises enquanto militante, educadora popular, mestre em Educação acerca das contribuições de Freire. “Eu diria que essa temática da contribuição de Paulo Freire para a educação do campo é um movimento dialético. Dialético no sentido de como os movimentos sociais se aproximam do pensamento do educador, e como Paulo Freire responde às necessidades da educação. Essa forma dialética tem uma materialidade na própria forma como Freire construiu o seu pensamento”, pontuou. 

 

Já Ivanise iniciou a sua fala lendo o trecho do livro “A Pedagogia do Oprimido”, onde Paulo Freire explica a importância do diálogo como fenômeno humano, que humaniza e que transforma. “Eu fiquei movida a conversar nesta tarde sobre o diálogo, porque essa humanização, essa libertação e luta por igualdade e por assegurar direitos se dão por diálogos, e ninguém melhor do que Paulo freire para falar sobre isso, pois essa foi a sua prática, a sua vivência em toda a sua caminhada”, acrescentou. 

 

Para conferir a transmissão completa, CLIQUE AQUI



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668