quinta-feira, 21 de outubro de 2021 08:41

Escola Professor Manoel Leite celebra centenário de Paulo Freire com atividades

Unidade de ensino mobilizou os estudantes do 6º ao 9º ano para realizar trabalhos sobre o educador



assessoria de imprensa - 22/09/2021 13:46h



A Escola Estadual Professor Manoel Leite, situada em Salgueiro, Sertão do Estado, promoveu um projeto que tinha como objetivo vivenciar o centenário de Paulo Freire por meio de atividades pedagógicas com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A ação, que ocorreu no último dia 10, faz parte do calendário de comemoração da Secretaria de Educação e Esportes, que neste ano celebra 100 anos do patrono da educação brasileira. 

 

Na semana que antecedeu ao encerramento, os estudantes participaram de oficinas de artes plásticas, jogos educacionais, confecção de linha do tempo, sessão de cinema e produções textuais relacionadas a vida e as obras do educador. Por meio de um sarau literário, a unidade de ensino iniciou a culminância dos trabalhos, que foram apresentados em formato de cartões postais, escultura em madeira, declamações de poesias, paródias, jogral, curiosidades, documentário, jogos educativos, cordel, peças de teatro, exposição de caricaturas, obras, citações, entre outros. 

 

“Quando chegou a proposta de vivenciar o centenário de Paulo Freire, discutimos a ideia e montamos um plano de ação com os professores. E o projeto resgatou a vida e as obras do educador. Os alunos compreenderam a importância que ele tem na nossa história, ficaram bastante empolgados com as práticas sobre o legado que ele deixou. Pra gente, da gestão, foi bastante prazeroso todo o projeto porque os alunos fizeram tudo com muito entusiasmo”, revelou Silvia Karla de Souza, diretora adjunta da escola. 

 

O estudante João Gabriel, do 8º ano, interpretou um monólogo sobre o educador, e passou a conhecer a fundo o legado do patrono da educação brasileira. “Eu estudei durante 11 anos numa escola que levava o nome dele, mas nunca tinha estudado sobre suas obras e sua vida. Paulo Freire tem uma importância na educação mundial, e eu aprendi que o principal ensinamento dele é que não se pode falar em educação sem amor. Achei o projeto muito interessante, pois direcionou os nossos olhares para essa figura que fez bastante diferença na educação”, contou. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668