quinta-feira, 21 de outubro de 2021 08:22

Estudantes do Colégio Liceu Nóbrega participam do Desafio Jovem de Impacto

Ação tem como objetivo desenvolver uma ação de impacto positivo para resolução de problemas no bairro



Assessoria de Comunicação - 21/09/2021 13:31h


Créditos: Divulgação

Estudantes do Colégio Liceu Nóbrega de Artes e Ofício foram convidados a participar, junto com os estudantes do GGE, do Desafio Jovem de Impacto, oferecido pela Verda Academy em parceria com o Sebrae. O desafio é uma jornada de aprendizagem baseada nos princípios da educação empreendedora e na metodologia de resolução de problemas sociais. 

 

A proposta buscou que as alunas e alunos pudessem viver a experiência de desenvolver uma ação de impacto positivo para ajudar a solucionar um problema social da região próximo às escolas envolvidas, no bairro de Santo Amaro. No caso, o problema girou em torno  da questão: como estabelecer  uma comunicação não violenta entre os jovens a partir das escolas? Essa metodologia favorece a ampliação do senso crítico dos jovens, que se percebem como agentes transformadores da realidade social. 

 

“É um projeto de grande importância para os adolescentes tendo em vista que está baseado nos princípios da educação empreendedora, ou seja, é o empreendedorismo como ferramenta pedagógica. É uma iniciativa necessária para mudar a vida desses estudantes, ao estimular o exercício da cidadania ativa, refletindo sobre os problemas sociais que acometem a todos nós, mas principalmente,  por se unirem em função da solução”, pontua a professora de empreendedorismo, Pélagué Pereira.  

 

No encontro, que aconteceu no sábado (18), no GGE, os estudantes formaram grupos mistos das escolas, foram sete grupos ao total. Cada grupo criou um projeto de intervenção apresentado com etapas detalhadas para a sua execução, para resolver o problema proposto. O plano vencedor busca dar suporte aos pais e alunos das escolas públicas do bairro através de ações como palestras, oficinas e atividades artísticas. As ações aconteceram na AACA, no último sábado de cada mês. 

 

Para Vitor Justino, do 1°B, o projeto é especial e de muita importância. “Esse projeto pode ajudar crianças e pais que não têm acesso às informações que vamos levar. É importante as crianças saberem o que é certo e errado. E é bom que podemos ajudar a sociedade de alguma forma. Essa experiência foi especial, pois podemos aprender e passar o conhecimento adiante. Espero que meu projeto dê certo e possa ajudar as pessoas”, declara. 

 

Já a jovem Júlia Wictória, do 1°D, a ação abre a visão do estudante para o empreendedorismo. “O projeto Jovens de Impacto é de suma importância, pois faz com que os jovens tenham uma visão mais aberta para o que significa empreender. Empreender não é só ganhar dinheiro, é inovar e focar na resolução de problemas, para que assim se tenha um mundo melhor. Para mim, foi uma experiência muito incrível, pois me fez colocar em prática coisas que eu não tinha conhecimento que sabia fazer. Fiquei muito feliz com o resultado e já não vejo a hora do próximo encontro com os Jovens de Impacto”. O estudante David Nunes, também do 1°B, o momento foi importante para o raciocínio e estratégias. “A experiência foi muito boa, me fez debater com assuntos que são necessários ter conhecimento e ainda fazer um discurso para demonstrar um projeto que seria executado, foi muito proveitoso e muito interessante”, diz.

 

Um aluno do Liceu já é voluntário na AACA e por isso pensou em usar o espaço físico e a influência da associação para o projeto. “Isso se tornou um diferencial, pois já havia aluno com experiência e já havia também um local que seria suporte para a implantação do projeto”, fala Pélagué. O grupo vencedor receberá um treinamento, que terá dois meses no formato online e um mês no formato presencial. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668