quinta-feira, 21 de outubro de 2021 08:09

Escola Professor Donino realiza atividades pedagógicas sobre Paulo Freire

Estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo as turmas da EJA, estudaram a vida e as obras do educador



Carina Cardoso - 20/09/2021 16:20h



A Escola Professor Donino, situada em Belo Jardim, Agreste do Estado, realizou, no período de 30 de agosto a 10 de setembro, diversas atividades com os estudantes sobre a vida e as obras de Paulo Freire. A ação faz parte do calendário de comemorações da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que neste ano celebra o centenário de aniversário do patrono da educação brasileira.  

 

As atividades começaram com um estudo sobre a vida e a metodologia de Paulo Freire, envolvendo as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes puderam conhecer o educador por meio de filmes e palestras ministradas pelos professores em sala de aula, que serviram para que todos realizassem trabalhos. No dia 10 de setembro, os alunos apresentaram seus projetos inspirados nos ensinamentos e na vida de Freire nas seguintes modalidades: produção de cartazes, interpretações das frases de Paulo Freire, produção de charge, entrevistas, cordel, jogral, poemas, entre outros. 

 

Todos os trabalhos foram apresentados no auditório da escola para todas as turmas. “Com o projeto, os estudantes puderam observar a importância que tem a educação feita com amor, com empatia pelos outros. Eu achei muito pertinente estudar Paulo Freire com os estudantes, principalmente neste cenário em que estamos vivendo, de uma educação difícil, onde muitos não têm internet. Os estudantes viram o quanto é importante a educação e como ela pode transformar a vida de todos nós”, pontuou Cláudia Regina, gestora da unidade de ensino. 

 

O estudante Isaak Viana, do 7º ano do Ensino Fundamental, se encantou com o método freiriano de alfabetizar adultos. “Eu gostei do método de educação de Paulo Freire porque é um método que ajuda os alunos e os adultos que não se alfabetizaram ainda. O método dele era muito interessante e diferente, porque ele tratava os alunos com carinho e amor. Eu aprendi muito”, declarou. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668