quinta-feira, 21 de outubro de 2021 09:39

Projeto Girassol promove ação de valorização da vida e autocuidado

Iniciativa é realizada por alunos e ex-alunos da EREM Padre Francisco Carneiro com o intuito de dar voz e debater sobre assuntos que, muitas vezes, são esquecidos pelos pais de muitos adolescentes



Assessoria de Comunicação - 17/09/2021 22:29h


Créditos: Divulgação

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Francisco Carneiro, em Olinda, realizou, nesta sexta-feira (17), mais uma edição do Projeto Girassol. O evento acontece desde 2018 e tem o objetivo de valorizar a vida e elevar a autoestima dos estudantes, obtendo constante responsabilidade em cuidados consigo mesmo. Em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, a escola decidiu abraçar a causa e promover vários debates durante o mês para falar abertamente sobre transtornos psicológicos, depressão, ansiedade, suicídio, além de promover o autocuidado, soluções terapêuticas e dar apoio emocional. 

O evento contou com a participação do grupo Côco do Xambá e de apresentações realizadas pelos estudantes da escola. Além disso, o projeto ofereceu ainda oficinas de ginástica laboral para funcionários e professores; maquiagem; dança; e looks de cabelo. A ideia do projeto é fazer a inclusão da comunidade escolar elaborando e empenhando a ajudar ao próximo, ressaltando o valor da vida de cada ser humano, além de ressaltar a beleza física e interna de cada um.

O Projeto Girassol é realizado por alunos e ex-alunos da EREM Padre Francisco Carneiro com o intuito de dar voz e debater sobre assuntos que, muitas vezes, são esquecidos pelos pais de muitos adolescentes. “O Projeto Girassol nos fez enxergar onde realmente deveríamos investir os esforços porque o principal objeto dele é melhorar a autoestima e motivar não só os estudantes como os funcionários da unidade escolar a valorizarem a vida. Para contemplar todos os funcionários, criamos neste ano a ginástica laboral, que trata o corpo, e meditação para tratar a mente. Os resultados são excelentes e a relação entre eles melhorou bastante”, frisou a gestora da escola, Helen Aureliano, 

O Projeto Girassol surgiu no ano de 2018, através da aluna Débora Correia. Por ser acompanhada por uma terapeuta desde cedo, Débora sempre teve o olhar atento às pessoas de sua escola e percebeu que uma de suas colegas de sala mais próxima vinha sofrendo com problemas psicológicos. Com isso, ela decidiu criar um projeto que beneficiaria os alunos e também os funcionários da escola. 

“Quando eu me sentia mal, eu queria alguém para me acolher. Acredito que o acompanhamento psicológico é muito importante não só para mim que tenho transtorno de ansiedade, mas para qualquer pessoa que ache que não tem nenhum problema. Eu sinto que evoluí bastante depois que comecei a fazer esse acompanhamento, porque mesmo você sendo ajudado, você precisa se ajudar também”, revelou Débora. 

“É muito gratificante ver a autoestima das pessoas sendo elevada. Na minha época não tinha isso e hoje as pessoas estão tendo essa oportunidade de conversar umas com as outras e se ajudar. A valorização da vida não só deve ser lembrada no mês de setembro, mas deve ser valorizada todos os dias porque tem muita gente precisando de ajuda e muitas vezes a sociedade não vê. Essa campanha vai muito além de um laço, de um mês”, acrescentou.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668