quinta-feira, 21 de outubro de 2021 07:57

EREM Augusto Gondim cria projeto para combater a pobreza menstrual

Unidade de ensino realiza doação de absorventes para alunas em situação de vulnerabilidade



Carina Cardoso - 14/09/2021 15:18h



A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, situada na cidade de Goiana, Zona da Mata do Estado, criou um projeto que visa combater, com toda a comunidade escolar e do entorno, a pobreza menstrual. Fluxo Amigo tem como objetivo distribuir, entre as estudantes em situação de vulnerabilidade, absorventes e outros itens de higiene pessoal para evitar a evasão e o abandono escolar. 

 

A iniciativa é da gestora da unidade de ensino, Edna Batista, em parceria com a professora de biologia, Viviane Almeida. Após diversos relatos de estudantes que faltavam as aulas por não terem condições de comprar absorventes no período menstrual, Edna reuniu os professores e deu início ao projeto. No mês de agosto, a escola realizou um cadastro das pessoas que poderiam doar absorventes e um cadastro das alunas que os receberiam. 

 

Professores, voluntários e parceiros da escola doaram, na última sexta-feira (10), pacotes de absorventes para as 15 alunas cadastradas. Após a entrega, mais estudantes estão pedindo apoio do projeto. “A maioria dessas meninas vivem na Zona Rural, e as que vivem na cidade, moram em assentamentos, ocupações. São todas muito carentes. Logo após a primeira entrega, outras alunas estão se cadastrando também, e tenho certeza que na próxima doação esse número vai aumentar bastante”, frisou Edna.

 

Ainda de acordo com ela, diante do aumento na procura pelas doações, outros materiais de higiene estão sendo colocados constantemente no banheiro feminino, como desodorante e lenço umedecido. “Muitas dessas alunas, que preferem não se identificar, estão super felizes e empolgadas com o projeto. A importância desse projeto é de tratar do socioemocional, do autocuidado das alunas e do olhar especial para a questão da pobreza menstrual. Os efeitos que o Fluxo Amigo já está causando na nossa escola é a autoestima elevada das estudantes, a valorização da mulher, é a motivação para estudar, além de despertar em todos a solidariedade”, acrescentou a gestora. 

 

Quem quiser doar absorvente para as estudantes da EREM é só se dirigir à unidade de ensino, que fica localizada no Loteamento Sagrado Coração de Jesus, sem número, em Goiana, ou entrar em contato pelo número (81) 99291-8404.  

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668