quarta-feira, 4 de agosto de 2021 00:08

Seguindo à risca o protocolo de segurança, estudantes retornam às aulas na Rede Estadual de Ensino

Após recesso escolar, estudantes têm mais um semestre letivo para concluir ciclo 2020-2021



Kamilla Alves - 22/07/2021 12:08h


Créditos: Kleyvson Santos

Estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino das 1.055 escolas da Rede Estadual retornam às aulas, após recesso escolar, nesta quinta-feira (22). Para manter a segurança de professores, equipe gestora e alunos, as unidades de ensino estão seguindo os protocolos de segurança contra o Covid-19. Além das aulas presenciais, também serão retomadas as aulas remotas, através do Educa-PE, com o suporte do programa Conecta Aí, que disponibiliza pacotes de dados móveis para quem não possui internet. 

Frascos de álcool em gel espalhados pelos corredores e em ambientes de uso coletivo compõem o ambiente atual das escolas. Para os estudantes, a sensação é a de que estão em um ambiente seguro, onde podem ter a expectativa de um mundo melhor. Sahra Emanuele, estudante do 2º ano do Ensino Médio da EREM Padre Osmar Novaes, contou que frequenta as aulas presenciais no modelo híbrido de ensino desde o último semestre letivo. 

“Estar presente aqui hoje é, para mim, uma vitória. Aulas onlines têm as suas dificuldades e, para mim, nada substitui a aula presencial. Estar na sala, em contato com professores e colegas é algo único”, contou a jovem. Ainda de acordo com Sahra, a equipe gestora e os próprios professores se fazem presentes no dia a dia, ajudando a manter as medidas sanitárias. “Eles sempre estão por perto, auxiliando”, pontuou.

O gestor da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Osmar Novaes, em Paratibe, é Kleyton Adriano. Ele confirma a afirmação de Sahra e contou também que a escola está preparada para receber os 396 alunos matriculados. “A nossa escola vem seguindo com rigor os padrões de medidas sanitárias determinadas pelo protocolo de segurança. Ontem passamos por mais um processo formativo com os professores, a fim de receber os alunos da melhor forma. Esse é um trabalho que fazemos juntos“, disse o gestor.

Na EREM Apolônio Sales, no Ibura, não é muito diferente. Desde as marcações no chão determinando o distanciamento entre estudantes, higienização das mãos e aferição de temperatura, as medidas sanitárias se fazem presentes. “A escola está adequada ao que preza o protocolo desde o ano passado, quando houve o processo de retomada das aulas presenciais. Já temos uma boa educação dos estudantes e contamos com o apoio de todos que fazem a educação”, afirmou Marcos Souza, gestor da unidade de ensino.

O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Marcos Kayki, contou que se sente confortável ao vir para a escola. “Aqui eu me sinto seguro e busco uma educação de qualidade”, frisou.

Protocolo de Segurança - Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. O documento está disponível no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br).

É importante destacar que todas as escolas seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668