domingo, 17 de outubro de 2021 23:28

Última etapa de retomada das aulas presenciais da Rede aconteceu nesta segunda-feira

Retornam para as unidades de ensino estudantes do 1º ano do Ensino Médio, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e unidades de atendimento socioeducativo



Carina Cardoso - 03/05/2021 13:13h


Créditos: Kleyvson Santos

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação Profissional, Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos) e atendimento socioeducativo retornam para as suas respectivas unidades de ensino, concretizando assim, nesta segunda-feira (3), a terceira e última etapa de retomada das aulas presenciais das escolas da Rede Estadual. Todas as escolas funcionam em esquema de rodízio para evitar aglomerações e continuam seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança e proteção contra a Covid-19, previstos no Protocolo Setorial de Educação, documento elaborado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). 

 

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, a manhã foi de entusiasmo. De acordo com o gestor da unidade de ensino, Jamerson Cruz, a adesão ao retorno por parte dos estudantes foi expressiva. “A procura pela volta às aulas presenciais foi grande. A nossa expectativa é a melhor possível, pois sabemos do período bem delicado que estamos passando e por eles (os alunos) terem vindos de outra rede de ensino. Estão bem ansiosos para fazer mais amizades na escola, conhecer melhor os professores e estudar. A gente precisa retomar o ensino presencial, precisa fortalecer os vínculos com os estudantes e com os pais”, disse Cruz.

 

Guilherme dos Santos, aluno do 1º ano da ETE e do curso de Comunicação Visual, decidiu voltar à escola pela necessidade de socializar e por recomendação dos pais. “Eu acho que aqui, com os amigos, a gente aprende bem mais. Sem dúvida alguma, o ensino presencial é bem melhor. Meus pais também me deram força para voltar e estão tranquilos quanto à segurança daqui”, frisou. A poucos quilômetros dali, no bairro da Várzea, Zona Oeste da Capital, Ana Carolina, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Cândido Duarte, estava entusiasmada para fazer amigos e conhecer a unidade. 

 

“É a primeira vez que venho para cá e estou gostando muito das salas e dos professores. Quero fazer muitos amigos e estudar bastante. Antes eu assistia às aulas em casa e não gostava muito”, contou a estudante de 11 anos. Já em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, o aluno do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Ministro Jarbas Passarinho, Leandro Henrique, estuda na unidade desde o Ensino Fundamental e elogiou o empenho da gestão e dos professores em manter todos os protocolos de segurança. 

 

“Eu até gosto das aulas online, mas o problema é a internet, porque nem todo mundo tem uma rede boa e isso atrapalha. Eu apoio o retorno das aulas presenciais e acho que a escola cumpre todas as medidas de segurança mesmo. Temos pias para lavar as mãos com frequência, álcool, máscara e distanciamento social. Eu me sinto seguro e minha família também”, pontuou. 

 

Aulas remotas - Na rede estadual, as aulas seguirão sendo oferecidas por meio da Plataforma EducaPE. O Governo do Estado também seguirá oferecendo o programa “Conecta Aí”, lançado no ano passado e que patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente todo o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom. Com isso, ao acessar essas plataformas, os estudantes não gastam seus dados dos celulares.

 

Protocolo de Segurança - Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um protocolo com regras que garante o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. O documento está disponível no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br).

 

É importante destacar que todas as escolas da rede estadual estão preparadas para receber os estudantes, professores e demais profissionais, pois seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, medir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668