domingo, 17 de outubro de 2021 22:25

Com novo decreto estadual, aulas da rede pública de ensino seguirão no modelo remoto

Medidas restritivas valem entre os dias 18 e 28 março



Assessoria de imprensa - 15/03/2021 16:40h


Créditos: Divulgação

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) informa que entre os dias 18/03 e 28/03, quando estarão em vigor medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19, as aulas da rede pública estadual de ensino acontecerão de maneira remota de acordo com o planejamento das escolas e com o suporte das transmissões e dos materiais do Educa-PE (https://educape.educacao.pe.gov.br/), que é uma iniciativa multiplataforma que, em conjunto com outras ações pedagógicas, somam-se aos esforços de seguir apoiando os estudantes e os professores.  

 

O conteúdo é transmitido ao vivo na tv e na internet para o Ensino Médio para o 9º ano do Ensino Fundamental de segunda a sexta-feira e conta também com reprises em horários alternativos. Para os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são gravadas e disponibilizadas na internet todas as manhãs. O conteúdo está disponível na TV Pernambuco (TVPE), TV Alepe, TV Nova, TV Universitária e no YouTube. Na internet o conteúdo fica disponível para ser acessado a qualquer hora para revisão.

 

Integrado ao Educa-PE está disponível também o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma que concentra recursos educacionais digitais alinhados ao Currículo de Pernambuco. A iniciativa reúne os materiais de apoio pedagógico e as videoaulas veiculadas em canais de TV aberta e internet através do YouTube disponibilizando recursos extras para a preparação das aulas, atividades reflexivas e desafios temáticos. 

 

O AVA Educa-PE está disponível no (https://educape.educacao.pe.gov.br/educape/)  e para acessá-lo o estudante utiliza a matrícula dele no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE). Os professores também seguirão com sua rotina de formação continuada através do AVA Educa PE Docente (https://educape.educacao.pe.gov.br/docente/). O ambiente conta um cardápio de cursos auto instrucionais com uma proposta de conteúdos alinhados as demandas dos docentes da nossa rede de ensino.

 

Além disso, é importante ressaltar que as escolas também possuem autonomia para criar suas próprias estratégias, a fim de alcançar o maior número possível de estudantes conforme a realidade de cada local. 

 

Ensino Fundamental 

Com o novo decreto estadual, a autorização de retorno presencial dos alunos do Ensino Fundamental e Infantil da rede pública seguirá suspensa. Um novo calendário será anunciado após o fim do novo decreto.

 

Conecta Aí

Para garantir o acesso dos estudantes a todo o conteúdo, o Governo do Estado também segue disponibilizando o programa “Conecta Aí”, que patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom. Com isso, ao acessar essas plataformas, os estudantes não gastam dados dos celulares. 

 

O programa também auxilia os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668