terça-feira, 24 de novembro de 2020 11:19

EREM Maria de Menezes Guimarães representará o Nordeste na fase nacional do Prêmio Gestão Escolar 2020

Unidade de ensino pertence à cidade de Itacuruba, no Sertão do São Francisco



Natália Santos - 20/11/2020 15:36h


Créditos: Divulgação

Pernambuco será o representante do Nordeste na fase Nacional do Prêmio Gestão Escolar 2020. O feito foi alcançado graças aos projetos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria de Menezes Guimarães, da cidade de Itacuruba, no Sertão do São Francisco. A unidade de ensino chega com grande força na busca pelo título principal do prêmio, que será divulgado em dezembro.

 

O grupo escolar buscou desenvolver ações de impacto durante o período de isolamento social para manter o nível de ensino aos estudantes. Entre os principais projetos estão o “Te vejo em casa”, que levou aos alunos da Zona Rural apostilas de exercícios para que ninguém perdesse os conteúdos passados durante as aulas remotas. O processo foi organizado em parceria com os professores, que faziam as entregas e davam o retorno aos estudantes. Outra iniciativa que se destacou foi o programa “Fala Erem”, realizada em parceria com a rádio local Itacuruba FM, transmitindo conteúdos no rádio para os alunos. 

 

“Tentamos vivenciar todas as ações que já tínhamos antes da pandemia, e para isso tivemos que nos readaptar e reinventar, incluindo nossos alunos nas ações, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade, que é direito de todos. Quando soube que, através de todo nosso esforço, conseguimos chegar à fase nacional da premiação, vibrei demais. Estamos todos felizes e esperando passar esse momento tão difícil para podermos comemorar. É uma conquista histórica para a nossa comunidade e todos que fazem a escola, desde os pais, alunos, professores, até o porteiro, os terceirizados, todo mundo que compõe o grupo escolar”, comemorou Tatiany Leal, gestora da unidade, que já havia participado do Prêmio Gestão Escolar em 2015 e 2017. 

 

“Não é possível fazer educação sem a devida valorização da gestão escolar. O Prêmio Gestão Escolar tem essa expertise, enxerga o que faz com que uma gestão seja considerada especial e mereça que suas ações extrapolem os muros da escola. Cada estado decide o tipo de educação que quer ter. O título de Escola Referência Nordeste, recebido pela EREM Maria Menezes, é muito importante para Pernambuco, porque legitima a educação de qualidade garimpada pelo nosso estado”, complementou a coordenadora Estadual do Prêmio Gestão, Janaínna Laetítia.

 

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o PGE quer identificar e disseminar práticas inovadoras na gestão escolar; reconhecer e valorizar escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa; além de valorizar a escola que trabalha como equipe,  com corresponsabilidades na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas.

 

Realizado desde 1998, a premiação já recebeu cerca de 40 mil inscrições ao longo de suas edições. Mais de oito milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores das escolas inscritas. Entre os premiados, quatro escolas da Rede Estadual de Pernambuco: Escola Professora Jandira de Andrade Lima (2004); Escola Severino Farias (2005); Escola Luiz Gonzaga Duarte (2006) e Escola Tomé Francisco da Silva (2012). Em 2017, a Escola Dário Gomes, ficou entre as cinco melhores unidades, sendo destaque da região Nordeste.

 

A edição 2020 tem o patrocínio da Fundação Itaú para Educação e Cultura, e da Unesco. Além disso, conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668