domingo, 20 de setembro de 2020 14:12

Programa Conecta Aí garante aulas online para estudantes sem acesso à internet

Estudantes e professores podem acessar os conteúdos através de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco e os dados utilizados serão pagos pelo Secretaria de Educação e Esportes do Estado



Assessoria de Comunicação - 26/08/2020 15:58h


Créditos: Divulgação


Lançado no dia 05 de agosto, o programa “Conecta Aí” patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom, e também auxilia os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts.

Além disso, o programa também auxilia os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE. 

A iniciativa representa um investimento de R$ 23 milhões para o ano letivo de 2020, que foi diretamente afetado pela pandemia da Covid-19, e vai beneficiar cerca de 500 mil estudantes e 30 mil professores da educação básica da rede pública estadual. Também serão beneficiados pela iniciativa cerca de cinco mil estudantes carentes da Universidade de Pernambuco (UPE).

De acordo com a professora de língua portuguesa Camila Vicente, da EREM Frei Orlando, em Itambé, na Zona da Mata, essa iniciativa é uma grande ajuda, porque leva os conteúdos aos alunos que não têm internet. "Eu estou gostando bastante do aplicativo, pois ele é bem simples e prático. Facilita muito, porque além de conectar sem internet, tem o que mais utilizamos, que é o AVA e o Classroom em um lugar só, sem precisar entrar em sites ou em vários aplicativos ao mesmo tempo. Agora, em qualquer hora e em qualquer lugar eles podem ter acesso para estudar. E sem falar do Classroom que também são publicadas as aulas do professor da turma. Então, com isso vai melhorar bastante a aprendizagem, o desenvolvimento e o empenho dos estudantes nesse momento que estamos vivenciando", considerou.

"Consegui acessar as minhas salas de aula, no Google Sala de Aula, e tudo sem realmente utilizar meus dados móveis. Por ser um programa em que eu posso acessar as minhas turmas mesmo estando em um local sem wi-fi ou dados móveis no meu celular, eu consigo monitorar meus estudantes em qualquer lugar que eu esteja, podendo interagir com eles a qualquer momento ou em qualquer situação", avaliou a professora de biologia Joana D'arc, da EREM Augusto Gondim, em Goiana.

Tendo dificuldades para se conectar à internet, a estudante do 2° ano do Ensino Médio Luciana Éllen, da EREM Frei Orlando, em Itambé, na Zona da Mata, encontrou no aplicativo uma maneira de potencializar seus estudos. "Eu gostei bastante, porque às vezes falta energia em minha casa. Com esse novo aplicativo, eu já consigo entrar lá e estudar sem precisar de internet. Além disso, consigo assistir as aulas e fazer minhas atividades normalmente", avaliou.

Os estudantes e professores poderão acessar os conteúdos através de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco e os dados utilizados serão pagos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado. 

Para acessar o aplicativo, será necessário utilizar os e-mails educacionais, que foram criados pela Secretaria de Educação e Esportes e enviados aos estudantes e professores da rede. Em seguida, deverão identificar-se se pertencem a Secretaria de Educação e Esportes do Estado ou a Universidade de Pernambuco (UPE). Na tela seguinte, o usuário deverá identificar se é estudante ou professor para acesso aos conteúdos. É importante ressaltar que o acesso aos conteúdos disponíveis no aplicativo Conecta Aí será gratuito e garantirá o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia.

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668