domingo, 20 de setembro de 2020 13:29

Projeto Outras Palavras Digital promove bate papo sobre líderes revolucionários que promoveram a libertação da América Latina

Conversa com o escritor pernambucano Paulo Santos de Oliveira acontece segunda (10), pelo Youtube do projeto Outras Palavras, integrando as celebrações pelo aniversário de morte do revolucionário general argentino San Martín.



Assessoria de Comunicação - 07/08/2020 12:01h


Créditos: Divulgação

A próxima edição do Outras Palavras Digital, na segunda (10)  irá mergulhar nos personagens e fatos históricos das movimentações pela libertação da América Latina. O bate papo será com o jornalista e escritor pernambucano Paulo Santos de Oliveira, autor de livros premiados como A Noiva da Revolução (sobre a Revolução Pernambucana de 1817) e O General das Massas (sobre a trajetória do general Abreu e Lima).

Estudioso dos conflitos libertários, Paulo contará episódios como o encontro ocorrido entre generais libertadores: o argentino San Martin, o venezuelano Simon Bolívar e o pernambucano Abreu e Lima. A live será transmitida no Youtube do projeto Outras Palavras.

A conversa com Paulo Santos acontece dentro do contexto das comemorações pelos 170 anos de morte, ou de “passagem à imortalidade”, como dizem os argentinos, do general San Martín, que é o dia 17 de agosto. A data é feriado nacional na Argentina e celebrada por meio de variadas ações culturais. Isto porque o general San Martín deixou como marcas não apenas o êxito de seus exércitos libertários, que modificaram a geopolítica do mundo. Mas também no incentivo à formação e ao conhecimento. San Martín acreditava que os livros eram as armas mais poderosas de uma nação. O general, que costumava levar poucos pertences pessoais em suas viagens mas carregava baús com até 800 livros, deixa um legado importante que vem sendo transmitido por gerações.

No Recife, a Secretaria de Cultura de Pernambuco apoia o Consulado da Argentina em torno de algumas celebrações que serão feitas em homenagem ao líder revolucionário.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668