domingo, 24 de maio de 2020 19:29

Educa-PE expande parcerias e aulas para estudantes da Rede Estadual serão transmitidas nas TVs Alepe, Nova e Universitária

Iniciativa pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes para transmissão ao vivo de aulas durante o período de isolamento já tinha anunciado conteúdos na TVPE e Youtube



Assessoria de Comunicação - 06/04/2020 08:57h


A Secretaria de Educação e Esportes firmou importantes parcerias e o Educa-PE - iniciativa pedagógica para transmissão ao vivo de aulas durante o período de isolamento a partir de segunda-feira (6) - será televisionado pelas TVs Alepe, Nova e Universitária. A ação do Governo de Pernambuco, realizada com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, já havia anunciado na última quinta-feira (2) a veiculação dos conteúdos na TVPE e no YouTube. 

Para os estudantes do Ensino Médio, o conteúdo será transmitido de segunda a sexta-feira das 13h às 17h na TVPE, TV Alepe e YouTube. Para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), as aulas serão disponibilizadas diariamente pela manhã no serviço de streaming. A TVU irá retransmitir as aulas das 8h às 12h a partir da próxima segunda (13). A TV Nova, por sua vez, irá transmitir as aulas no período da madrugada, das 23h às 2h.

O Educa-PE tem como objetivo dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a Secretaria de Educação e Esportes mobilizou um time de professores para produção de conteúdo alinhado ao Currículo de Pernambuco e transmiti-lo ao vivo, avisando a interação com os estudantes. Importante ressaltar que todo o conteúdo transmitido será disponibilizado no YouTube para revisão dos alunos.

Além das aulas não presenciais dos diferentes componentes curriculares, ficarão à disposição dos estudantes e professores materiais especiais voltados para temas do cotidiano. Na primeira semana o assunto a ser discutido será o novo coronavírus e a importância das medidas de prevenção para o combate da covid-19.

“São em momentos como estes que se percebe a importância do papel da TV aberta. Vamos levar conteúdo educativo em massa na casa das pessoas. Isso faz parte da nossa missão institucional”, afirma Pedro Paulo, fundador da TV Nova e diretor da TV Alepe.

“Temos a convicção de que a Casa do Povo Pernambucano tem o dever de atuar em todas as suas frentes neste momento tão delicado pelo qual estamos passando. Essa parceria entre a TV Alepe e a Secretaria de Educação e Esportes do Estado torna-se mais uma ferramenta de apoio aos nossos estudantes que precisam, neste momento, cumprir as medidas de isolamento social. Sabemos que o ideal seria que todas e todos os educandos estivessem na sala de aula, na escola onde é o lugar deles, porém, enquanto deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo Pernambucano, estamos sensíveis à situação e permanentemente buscando formas de contribuir como for necessário para a amenização da crise”, comentou Paulo Dutra, deputado estadual.

Para o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, o momento demanda compromisso e criatividade: “temos buscado soluções tecnológicas para dar continuidade aos nossos trabalhos e a TV Alepe é um instrumento fundamental para nos ajudar a difundir a informação. Nesse caso, está cumprindo um papel nobre de atender aos nossos jovens nesse período de isolamento social. Esse momento nos pede compromisso e criatividade pra superar os desafios. Então seremos parceiros do Governo nessa iniciativa, pois a Educação pernambucana não pode parar.”

Marco Mondaini, diretor do Núcleo de Rádio e TV Universitárias (NTVRU), espera que o espírito de colaboração perdure para além do período da pandemia. "É importante destacar a importância da soma de esforços no campo da comunicação pública entre TVPE, TV Alepe e TV universitária. Eu espero que a união que está sendo construída durante esta emergência sanitária seja apenas o início daquilo que pode vir a ser construído depois da pandemia.

Alfredo Gomes, reitor da Universidade Federal de Pernambuco, colocou a instituição à disposição da educação dos jovens: "É necessário que as instituições públicas se unam neste momento para propor e providenciar condições para que os estudantes voltem a ter acesso, por meio de EAD e outras tecnologias, ao processo de ensino- aprendizagem. É uma iniciativa muito relevante e precisamos, portanto, criar alternativas para que isso tenha continuidade".

“Nossos esforços neste momento estão voltados para expandir ao máximo o alcance das aulas para os estudantes da rede estadual. Estamos muito contentes de anunciar novos parceiros como a UFPE, TVU, TV Nova e TV Alepe. Com o fortalecimento desta ação, todos nós do Governo de Pernambuco estamos dando um passo importante para apoiar os estudantes e a educação do nosso Estado, uma de nossas prioridades”, disse o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio.

 

Endereço do canal Educa-PE: www.youtube.com/educape

Sinais Digital da TVPE: 46.1 (Recife e RMR), 12.1 (Caruaru) e 13.1 (Petrolina)

Sinal Digital da TV Alepe: 28.2

Sinal Digital da TV Universitária: 11.1

Sinal Digital da TV Nova: 22.1 (Recife), 31.1 (Caruaru), 25.1 (Garanhuns), 25.1 (Arcoverde), 18.1 (Vitória de Santo Antão)
 

Horários de transmissão:

TVPE e TV Alepe: 13h (1º ano), 14h (2º ano) e 15h (3º ano)
TV Nova: 23h (1º ano), 0h (2º ano) e 1h (3º ano)
TV Universitária (a partir do dia 13 de abril): 8h às 12h.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668