quinta-feira, 9 de abril de 2020 00:17

Parque Santos Dumont recebe Circuito Brasil Loterias Caixa

Competição é válida como etapa regional Norte-Nordeste de Atletismo, Natação e Halterofilismo



Natália Santos - 14/03/2020 13:26h


Créditos: Kleyvson Santos

As instalações do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont receberam, neste sábado (14), as primeiras disputas da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conta com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e se estende até este domingo (15). Este é o evento paralímpico mais importante do calendário inicial destas modalidades.

Vale destacar que o Circuito Brasil Loterias Caixa é a primeira competição oficial do Santos Dumont após a inauguração do parque aquático, que conta com duas piscinas, sendo uma oficial - medindo 50 metros de comprimento - e outra de 25 metros de comprimento, para aquecimento. “É uma honra para Pernambuco receber no coração do esporte estadual, o Santos Dumont, uma competição tão importante e reconhecida em todo o Brasil. É uma grande oportunidade de valorizar o paradesporto, a inclusão e, acima de tudo, o esporte como um todo”, pontuou Diego Pérez, secretário Executivo de Esportes do Estado. 

Um orgulho também para a pernambucana Naíse Pedrosa, atual vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Estou me sentindo extremamente feliz e orgulhosa. O Nordeste sempre foi celeiro na descoberta de talentos paralímpicos, e Pernambuco sempre foi quem mais emprestou atletas nas modalidades individuais e coletivas. Realizar um evento desse porte é de fundamental importância para o desenvolvimento do paradesporto. Tanto para o CPB, quanto para o Governo de Pernambuco, usando um termo do basquete, essa para nós é uma cesta de três pontos”, comemorou. 

Pernambuco se destaca na competição com nomes como Jeohsah Bezerra, Ana Cláudia Silva e Jenifer Santos, paratletas que buscam vaga para disputar mais uma Paralimpíada. “Ter o Circuito Caixa realizado aqui só mostra a potência que é o esporte pernambucano. A gente vem forte na busca por vaga nas Paralimpíadas e, se Deus quiser, Pernambuco estará em Tóquio sendo muito bem representado. Essa é a nossa primeira competição oficial do ano, com esta etapa abrindo o nosso calendário, então é muito importante para iniciar bem a caminhada rumo aos Jogos”, destacou Ana Cláudia, que compete nos 100m, salto em distância e lançamento de dardo. 

Enquanto o grupo de alto rendimento briga para levar a bandeira de Pernambuco para o Japão, na natação, o paratleta Júlio César Gomes surge como grande promessa do esporte estadual para os próximos anos. Ouro nos 50m costas e 50m livre das Paralimpíadas Escolares, realizadas no ano passado, em São Paulo, o nadador de 15 anos participa pela primeira vez da competição. A meta: conseguir índice para disputar a fase nacional, mas também abarrotar a bagagem de muita experiência. “Estou competindo com pessoas de outros Estados, com muito mais experiência em grandes competições, então senti um pouco mais de dificuldade do que competir o Escolar. Por outro lado, estar ao lado de gente com o nível técnico alto me obrigar a subir também o meu nível, o que com certeza me fará melhor daqui para frente”, arrematou. 

A fase Norte-Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa encerra neste domingo (15) e oferece a oportunidade dos atletas de clubes de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Sergipe, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte de alcançarem os índices estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB para disputarem as fases nacionais da competição em suas respectivas modalidades.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668