quinta-feira, 9 de abril de 2020 00:01

Secretaria de Educação e Esportes promove semana de conscientização sobre o novo coronavírus nas escolas

Ação visa orientar estudantes e professores sobre prevenção de infecção pelo vírus Sars-Cov-2



Assessoria de Comunicação - 09/03/2020 13:09h


Créditos: Kleyvson Santos

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza ao longo desta semana (9 a 13 de março) uma série de atividades de conscientização sobre o vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus, em todas as 1060 escolas da Rede Estadual. Nesta segunda-feira, gestores e coordenadores das 16 Gerências Regionais de Educação do Estado se reuniram no auditório da SEE para participar de uma palestra de orientação com secretário estadual de Saúde, André Longo, que apresentou as principais características da doença, seus sintomas e como se prevenir em casos suspeitos.  

O objetivo é fazer com que as informações mais fidedignas sobre o assunto sejam repassadas aos estudantes da Rede Estadual, evitando assim a propagação de boatos e estimulando a prevenção. Todas as unidades de ensino serão orientadas a dedicar ao menos um dia para atividades ligadas ao debate sobre o novo coronavírus, com material de apoio (cartazes e folders) fornecidos pela Secretaria.

“Além de passar para as escolas as informações básicas de prevenção que recebemos da Secretaria de Saúde do Estado, também existe a finalidade de evitar que as pessoas sejam contagiadas e comecem a buscar informações oficiais e a entenderem exatamente o que está acontecendo para que a gente continue nesse ambiente de normalidade dentro das nossas escolas”, esclareceu o secretário executivo de Planejamento e coordenação, Severino Andrade.

O Governo de Pernambuco tem trabalhado desde o final de janeiro para preparar a rede de saúde para a vigilância e o atendimento de possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Além de enviar diversas notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, a SES realizou reuniões com a rede hospitalar (pública e privada), montou um plano de contingência e capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente.

Pernambuco já registrou 27 casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 18 foram descartados e nove seguem suspeitos. Até o momento, Pernambuco ainda não registrou nenhuma confirmação para a Covid-19. 

Para o secretário de Saúde do Estado, André Longo, esta ação tem como um dos principais objetivos de desmentir boatos. “Nós precisamos trazer informação de qualidade e esta ação é uma oportunidade para que a gente possa levar para o âmbito das 1060 escolas do estado esclarecimentos sobre como prevenir o coronavírus. A gente sabe que uma série de medidas simples pode ser difundida de maneira correta para que possamos ter uma prevenção adequada na transmissão de vírus respiratórios, que são transmitidos por gotículas. Apesar da gente não ter ainda a circulação do coronavírus em Pernambuco, é importante que esses jovens possam ter as noções básicas de como se prevenir, inclusive de outros tipos de vírus, que de fato circulam hoje aqui em nosso território”, explicou.

É importante destacar que os sintomas do novo coronavírus podem ser semelhantes ao da gripe. Os principais sinais da Covid-19 são: febre, tosse e dificuldade para respirar. O que pode ser definitivo no diagnóstico é saber se o indivíduo visitou alguma região onde há transmissão intensa do novo coronavírus 14 dias antes de os sintomas surgirem ou se ele entrou em contato com algum caso suspeito ou confirmado da Covid-19. 

Segundo o secretário de Saúde, algumas medidas básicas são suficientes para prevenir o novo coronavírus como: lavar as mãos até a metade do pulso esfregando as partes internas das unhas; tossir ou respirar levando o rosto à parte interna do cotovelo; limpar com álcool objetos tocados frequentemente (celular, por exemplo); usar álcool 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas, como nariz, olhos e boca; manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo; e se informar sobre os métodos de prevenção e passar as informações corretas.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668