sábado, 29 de fevereiro de 2020 03:48

Recorde: Pernambuco encerra Jogos da Juventude com 43 medalhas

Disputando maior competição escolar do Brasil, Estado conquistou dez medalhas a mais que na última edição



Assessoria de Comunicação - 01/12/2019 11:03h


Créditos: Pedro Menezes/Divulgação COB

Crescente. Assim tem sido a campanha de Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude nos últimos anos. Disputando a maior competição do segmento no País, o Estado encerrou, no último sábado (30), em Santa Catarina, sua participação nesta edição com 43 medalhas conquistadas, sendo 12 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze. A marca deixou a bandeira de Pernambuco entre os cinco estados mais bem colocados do Brasil no certame, arrematando dez pódios a mais que no ano passado, subindo, nos últimos cinco anos, de 21 para 43 conquistas. 

 

Em terras catarinenses, Pernambuco viveu três vitoriosos momentos durante duas semanas de disputas com alunos/atletas de todo o País. No primeiro bloco, entraram na briga por medalhas competidores de handebol, basquete, judô e luta olímpica, o que rendeu ao Estado cinco medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze, finalizando com 13 conquistas. Foi a vez de entrar em cena os atletas do segundo bloco: atletismo, vôlei, futsal e badminton. A soma das modalidades rendeu mais 18 medalhas no quadro geral, totalizando cinco de ouro, oito de prata e cinco de bronze. 

 

Kawani Sofia, de 11 anos, disputou a competição no ciclismo e conquistou uma medalha de prata e duas de bronze. Apesar da pouca idade, ela disse que disposição nunca vai faltar. “Treinei muito para conquistar isso e vou continuar treinando para que no próximo ano eu possa ganhar mais medalhas para Pernambuco. É tão difícil a gente ver jovens da minha idade envolvidos com o esporte e eu com essa idade já ando o Brasil defendendo meu estado e conquistando títulos. O esporte me ajudou muito na atividade física e na vida pessoal e eu quero que isso sirva de exemplo para eles”, relatou a ciclista.

Em destaque na última semana dos Jogos, foi a vez da delegação composta por atletas de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez fazer bonito na cidade de Blumenau. Mantendo a tradição de tremular a bandeira com as cores de Pernambuco no pódio, o grupo reuniu 12 medalhas, sendo duas de ouro, sete de prata e três de bronze. Vale destacar que o Estado chegou a Santa Catarina com a maior delegação do Nordeste e terceira maior do Brasil, com 320 pessoas. 

Os Jogos da Juventude reúnem todos os anos mais de seis mil jovens entre 12 e 17 anos de todo País para disputas em modalidades coletivas e individuais. Nesta etapa nacional, participaram das individuais os melhores colocados de cada estado do Brasil, além do Distrito Federal. Já nas coletivas, disputaram os pré-classificados no ano anterior e os classificados nas fases regionais. Em Pernambuco, os melhores colocados para a competição escolar foram selecionados através dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), que em 2019 comemorou a sua 60ª edição. Este ano, na fase Regional, disputada em Natal/RN, no mês de setembro, o Estado ficou com a primeira colocação. 

 

Quem também representou Pernambuco nos Jogos da Juventude foi a atleta Maria Isabel. Ela conquistou três medalhas de prata na modalidade ginástica rítmica, 15 a 17 anos. Ela disse que o maior desafio foi ter que disputar com meninas mais experientes que ela. “Foi a minha primeira vez disputando nessa categoria e para mim foi uma experiência nova porque eu tive que disputar com meninas mais velhas que eu. Sinceramente, foi melhor do que eu pensei. A responsabilidade foi grande e foi uma competição que eu consegui tirar muitas lições e aprendizados do que eu fiz e do que eu vi lá. E ter conseguido levar meu estado à primeira divisão novamente para mim é muito gratificante. Foi sensacional”, avaliou Maria.

 

“É um resultado histórico, que estimula e motiva ainda mais a todos. Ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade de trabalhar ainda mais no processo de melhoria contínua das nossas ações voltadas ao esporte escolar, principalmente os Jogos Escolares de Pernambuco. É muito bom ver nosso Estado entre os melhores resultados do País”, comemorou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668