terça-feira, 12 de novembro de 2019 21:04

Estudantes da Rede Estadual se preparam para segundo dia do Enem

Provas de ciências da natureza e de matemática serão aplicadas no próximo domingo (10)



Assessoria de Comunicação - 06/11/2019 14:44h


Créditos: Divulgação

Após passar pelas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes da Rede Estadual se preparam para enfrentar, no próximo domingo (10), as provas nas áreas de ciências da natureza e de matemática do segundo dia do Enem 2019. Com um total de 90 questões, os alunos terão 5h para respondê-las.  

Nessa reta final da avaliação é necessário manter a calma e o equilíbrio, pois o Enem avalia o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e possibilita o ingresso em instituições do ensino superior. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor Paulo Cavalcanti, em Paulista, cerca de 42 estudantes irão participar dessa segunda fase do exame. Para a gestora da escola, Patrícia Mesquita, os alunos devem manter o foco na leitura. “O Enem é uma maratona e os feras devem continuar mantendo a tranquilidade e ter muita calma na hora de ler as resoluções das questões. Dormir é fundamental, pois o Enem é uma prova cansativa e o ideal é que eles durmam bem, deixem a documentação e os materiais de uso separados e vão com roupas leves”, orientou.   

De acordo com a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, esse segundo dia de provas é baseado em cima de revisão. “O momento agora é focar e revisar alguns tópicos que os professores acham que ainda são importantes e retomar com os estudantes pontos que já caíram em provas anteriores de forma mais tranquila. O que foi construído, em termo de estudo, está sedimentado e nós temos confiança de que tudo isso vai estar presente no momento da prova. O momento agora é de tranquilizar os estudantes e deixá-los confiantes de suas competências e que essas competências vão ajudá-los a almejar o resultado desejado”, avaliou.  

Os estudantes da rede ainda participam, no dia 27 de novembro, das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Enquanto o Enem dá acesso ao ensino superior, o Saepe é um momento de diagnóstico para avaliar a aprendizagem dos estudantes das redes municipal e estadual. A avaliação, composta por questões de língua portuguesa e matemática, possui duração de duas horas e trinta minutos e é aplicada para todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, 2°, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

“Na prática, o Saepe é uma avaliação que tem o objetivo de estar desenvolvendo ações formativas necessárias junto com os estudantes e professores. Essa avaliação externa é um momento da gente redefinir e redirecionar as ações pedagógicas”, analisou Ana Selva.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668