quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023 04:21

Estudantes criam livro paradidático sobre o vírus HIV/AIDS

Os exemplares estão percorrendo unidades de ensino durante eventos de saúde para auxiliar na conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis



Carina Cardoso - 21/10/2019 16:03h


Créditos: Kleyvson Santos

O livro paradidático “Consequências de um momento”, escrito por estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Guiomar Krause, de Vitória de Santo Antão, foi apresentado nesta segunda-feira (21) no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, durante o IV Encontro de Vivências em Ensino de Ciências da instituição. A obra foi elaborada sob orientação do professor de biologia da escola e mestrando da universidade, Gemilton de Freitas Mesquita.

 

A produção foi executada e concluída por um grupo de estudantes em 2018, quando Gemilton repassou a proposta de trabalho para os adolescentes, feita pelo mestrado em Biologia no qual está cursando. O tema geral, segundo o professor, era sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Dividimos a turma do primeiro ano do Ensino Médio em quatro equipes, e a selecionada foi a que elaborou um livro sobre o vírus HIV/AIDS”, disse o docente. 

 

O texto e as ilustrações foram feitas pelos estudantes. A edição e o acompanhamento de todo o processo de confecção do livro foram feitos pelas professoras Leila Rafaella, de português, e Aline Furtuozo, de biologia. O livro conta a história de um casal de adolescentes que inicia a vida sexual sem preservativos e descobre que será pai e mãe de gêmeos. A relação de risco e a revelação da gravidez da namorada para a família trouxe um segredo de família à tona para o rapaz: ele é portador do vírus HIV, e agora a namorada e os filhos correm risco de contaminação. 

 

Depois de lançado, o livro, que contém 47 páginas e foi impresso pela Editora Liceu, já percorreu algumas escolas da Mata Norte do Estado juntamente com os estudantes autores para conscientizar os adolescentes sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. “Eu estou muito orgulhoso de todo esse trabalho. O livro já é um sucesso na escola, tanto é que eles já querem fazer a segunda edição, e está tomando uma proporção que eu nunca imaginei. É muito bom a gente poder mostrar um trabalho que os alunos conseguiram concluir com muito êxito. O mérito foi todo deles. A gente só fez orientar. Eles fizeram a pesquisa, a história, os desenhos. E merecem este reconhecimento”, disse Gemilton. 

 

“Além de praticar a escrita, a imaginação e se inspirar em pessoas próximas, como amigos, familiares e vizinhos, a gente teve a oportunidade de conhecer mais sobre as ISTs. Muitos colegas da nossa escola ficaram curiosos para saber como terminou a história das gêmeas. Então pensamos em criar a segunda edição em breve, pois acreditamos que estamos levando o respeito com este livro, estamos mostrando que é uma doença que tem tratamento e que as pessoas acometidas por ela não querem nem devem ser discriminadas”, declarou Sarah Émilly, aluna e uma das autoras do livro.

 

Os interessados em adquirir um exemplar podem entrar em contato com a professora Aline pelo telefone (81) 99193-5359 ou se dirigir à EREM Guiomar Krause, que fica na Rua Professor Adão Barnabé, S/N, no bairro de Jardim Ipiranga. O livro custa R$ 10 e todo o valor arrecadado com as vendas será direcionado para a edição e impressão da segunda edição.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668