sábado, 14 de dezembro de 2019 21:51

Fred Amancio discute educação no Porto Digital

Debate faz parte da programação do festival Rec'n'Play



Assessoria de Comunicação - 03/10/2019 17:36h


Créditos: Pedro Menezes

Na tarde desta quinta-feira (03), o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, participou de um debate sobre educação no cinema do Porto Digital. O evento faz parte da programação do Rec'n'Play, festival de tecnologia, economia criativa e cidades inteligentes promovido pelo Porto Digital e a agência Ampla. Na ocasião, participaram também a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, deputado federal Raul Henry e o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti. 

Comandando a abertura do painel, Priscila comentou sobre políticas públicas de educação, valorização e investimento nas pessoas a fim de gerar crescimento no país. "Se o Brasil subisse cem pontos no Pisa, uma prova internacional feita com estudantes de 15 anos para avaliar a educação nos países do mundo, teríamos um crescimento de 2% por ano no PIB. É preciso investir nas pessoas para que o país avance", comentou a executiva, que aproveitou para defender a reforma da educação pública. 

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio,  complementou a ideia de Priscila. "Para termos desenvolvimento é necessário inovação, competitividade e produção. Os países mais bem desenvolvidos no mundo são os mesmos que estão bem colocados no pisa. E isso não é coincidência, a educação é uma prioridade quando o tema é o desenvolvimento do país", pontuou. "Não existe solução ou fórmula mágica, mas se a gente tivesse que escolher uma única área para investir, com certeza a educação seria a mais impactante", frisou Amancio.  

Outro ponto discutido durante o debate foi a desvalorização da educação. "É fato, e é por causa da formação da população brasileira que não se é dada a devida valorização da educação pela sociedade. Precisamos transformar essa mentalidade", disse Raul Henry, deputado federal. 

O secretário aproveitou os momentos finais da conversa para destacar os avanços da educação de Pernambuco nos últimos anos. “Temos dado passos importantes na visão estratégica do quão importante é o professor. Esta foi a única categoria de servidor público que recebeu reajuste salarial. Há mais de sete anos nós não tínhamos concurso de professores e contratamos mais de 4 mil em 2016", explicou Fred. "A gente não consegue implantar um projeto, desenvolver um bom trabalho, se não tiver o envolvimento de todos. Nossas decisões, que antes eram mais difusas, hoje são tomadas diante das rotinas das nossas escolas. Tudo é tratado em amplo diálogo com a sociedade e comunidade escolar e isso é um dos motivos que faz o nosso Estado ter uma educação bastante atrativa", finalizou o secretário. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668