sexta-feira, 19 de julho de 2019 13:33

Aulas extras reforçam preparação dos estudantes para o Enem

Seja presencial ou online, as escolas da Rede Estadual estão criando alternativas para melhorar o desempenho dos jovens no exame



Assessoria de Comunicação - 17/06/2019 11:08h


Créditos: Marlon Diego

A pouco menos de cinco meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, os estudantes têm intensificado sua rotina de estudos para fazer uma boa avaliação e realizar o tão sonhado acesso à universidade. Conciliar aulas de rotina com cursos e aulas extras tem se tornado comum entre os jovens que querem ter uma carreira profissional de sucesso.

Pensando nisso, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Vidal de Negreiros, no bairro de Afogados, no Recife, criou um projeto para potencializar o ensino dos estudantes e que visa aumentar o índice de aprovação no Enem. A iniciativa é desenvolvida desde 2018 e surgiu com o intuito de melhorar também a média de proficiência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

Com base em um estudo interno feito com os professores da unidade de ensino, a gestão da escola desenvolveu apostilas contendo os principais assuntos que são abordados na educação básica. O curso disponibiliza material didático com mais de 200 questões que caem nas principais provas de avaliação educacional do país, como Ideb, Enem e Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), apontando o descritor que está sendo abordado em cada questão, propondo uma familiarização com a forma de como as questões são abordadas nesses exames. Desse modo, o projeto oferece embasamento teórico necessário, resolve questões, e propõe outras para eles resolverem, de forma individual ou em grupo.

Os terceiranistas se reúnem toda quarta-feira para participar de aulões envolvendo as principais disciplinas que irão cair no exame. Os estudantes se inscrevem de forma voluntária, tendo em vista que os encontros acontecem no contraturno. “Essa juventude está entendendo que se não se preparar e não se qualificar não vai ter espaço no mundo profissional para eles. Então, eles não têm escolha, tem que se preparar”, pontuou o gestor da escola, Elmo Carneiro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a edição deste ano do Enem recebeu 5.095.308 inscrições confirmadas. Pernambuco, na ocasião, registrou 275.326 inscritos confirmados, representando 5,4% das candidaturas do exame.

Para a estreante Maria Fernanda, de 17 anos, o projeto é interessante, pois vem com uma proposta diferente daquilo que é visto em sala de aula. “Aqui a gente tem a oportunidade de entender mais as disciplinas e as aulas também ficam mais dinâmicas, divertidas e de forma lúdica, nos ajudando a entender as questões mais complexas”, alegou.

Já o estudante Carlos Alberto, 17, tenta conciliar a escola com cursos extras. Com intenção de cursar engenharia mecânica, o jovem enxergou no projeto uma oportunidade para melhorar seus estudos. “Aqui os professores incentivam a gente a estudar e a tirar uma boa nota no Enem, pois eles querem ver seus alunos aptos a crescerem no mercado de trabalho e nas suas vidas”, considerou.


Projeto Digital - Na EREM Professor Ernesto Silva, em Olinda, os professores criaram o projeto “Dicas do Ernesto”. Toda quarta-feira, às 15h, nas redes sociais, o corpo docente da escola e profissionais convidados dão dicas voltadas para o Enem, SAEPE e Sistema Seriado de avaliação (SSA). A iniciativa tem como objetivo, além da informação, promover a interação e a utilização da tecnologia para professores, familiares e ex-alunos. “O uso dessas ferramentas vem dando maturidade necessária para os jovens usarem cada vez mais de forma consciente e positiva esses meios de comunicação”, apontou o gestor da escola, Fernando Augusto.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668