sexta-feira, 19 de julho de 2019 13:24

Estudantes da Rede Estadual são premiados no Concurso Água: Juntos Vamos Preservar

Cerimônia foi realizada no RioMar Recife na manhã desta quarta-feira (5)



Assessoria de Imprensa - 06/06/2019 11:03h


Créditos: Marlon Diego

Nesta quarta-feira (5) foi realizada a cerimônia de premiação do Concurso Água: Juntos Vamos Preservar, no RioMar Recife. O concurso, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), RioMar Recife, Compesa e Asa Indústria, chegou na quinta edição e registrou número recorde de adesão: foram 256 inscrições, de 118 escolas de 13 Gerências Regionais de Educação.

Com três categorias - desenho, projeto e vídeo - e tendo como tema central Conectando atitudes sustentáveis com o uso responsável da água, o concurso visa expor reflexões, estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco.

Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, parabenizou todos os estudantes que participaram do concurso. “Eles são especiais nesse processo. Passaram por uma seleção e tiveram um resultado muito importante, não somente pelo trabalho de conscientização como também pelo protagonismo que exerceram. Mais importante do que a premiação é saber que a conscientização do uso sustentável da água foi feita nas salas de aulas e comunidade escolar”, comemorou.

Vanessa da Silva Nascimento, de 18 anos, criou com dois amigos uma forma de economizar água na escola em que estuda e garantiu o segundo lugar na categoria projeto. O nível da bóia das caixas de descarga da Escola de Referência em Ensino Médio Dr Jaime Monteiro, em Gameleira, foi rebaixado de modo que a cada descarga um litro de água é economizado. Além disso, a água dispensada pelos ares-condicionados passou a ser reutilizada na lavagem do pátio, calçadas e aparelhos sanitários.

“Foi uma grande economia para a nossa escola, visto que cada ar-condicionado dispensa cerca de 15 litros e temos 14 aparelhos, o que dá um número muito significativo para a escola, que pode ser investido em projetos e melhorias para toda a comunidade escolar”, explicou a jovem.

Reutilizar a água também foi o que fez outro grupo de estudantes da Escola Estadual Mariana Ferreira Lima, em Timbaúba. Alice Moura, Kethen Laryssa e Rita de Cássia explicaram no formato de vídeo como o processo foi realizado e garantiram o segundo lugar na categoria. “Arrecadamos garrafas pet na comunidade e criamos uma encanação para reutilizar a água da chuva no jardim da escola. Com canos furados, fizemos uma espécie de sistema de irrigação”, contou Alice.

Confira mais fotos aqui

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668