sábado, 19 de outubro de 2019 08:23

Consed reúne secretários de Educação do Nordeste para discutir temas de fortalecimento da educação

Entre as principais pautas da reunião do conselho estavam o Fundeb, a BNCC, o novo ensino médio e o consórcio firmado entre os governadores da região



Assessoria de Comunicação - 03/06/2019 16:21h


Créditos: Pedro Menezes

Os secretários de Educação dos estados do Nordeste se encontraram nesta segunda-feira (9), no Recife, para participar de uma série de debates e tratativas sobre assuntos ligados ao fortalecimento do ensino na região. A reunião, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), teve como pauta principal o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a educação em tempo integral, a alfabetização, o novo ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Simultaneamente, outras temáticas foram debatidas com o corpo técnico de cada estado. Entre os assuntos estavam compras e licitações conjuntas e a universidade aberta, proposições decorrentes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A iniciativa foi firmada pelos governadores da região e tem o fortalecimento de parcerias e ações entre os estados na área de educação como um dos pontos prioritários.

 

O encontro, coordenado pelo secretário de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e vice-presidente do Consed, Fred Amancio, colocou em debate pautas importantes para a educação brasileira. “O Nordeste tem um peso muito importante no país, não apenas pelo tamanho de sua população, mas também por formamos nove estados. Encontros como esse deixa a região mais unida e entramos fortalecidos nas discussões de âmbito nacional sobre a educação”, analisou Amancio.

 

“Pensar em conjunto, pensar enquanto coletivo voltado para a melhoria da educação é muito importante. Principalmente, quando é uma pauta que é de interesse de todos os estados e há essa troca de experiência e de vivência com o demais. Isso nos fortalece e nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, avaliou a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela.

 

O secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto, classificou o encontro como uma grande oportunidade para discutir os problemas comuns dos estados nordestinos e também suas experiências exitosas. “É um momento enriquecedor e muito produtivo. Uma pauta importante como a do Fundeb e a reforma do ensino médio, por exemplo, tem tornado a reunião bastante produtiva”, destacou.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668