terça-feira, 18 de junho de 2019 16:31

Pernambuco registra a menor taxa de abandono escolar e a melhor em aprovação do Brasil

Dados foram divulgados pelo INEP/MEC na segunda-feira (13)



Assessoria de Comunicação - 14/05/2019 14:35h


Créditos: Divulgação

Dados divulgados na última segunda-feira (13), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), mostram que Pernambuco, mais uma vez, possui a menor Taxa de Abandono Escolar do Brasil (1,2%) no Ensino Médio. Há doze anos, de acordo com este mesmo levantamento do instituto, o Estado ocupava a penúltima colocação do país no indicador, com taxa de 24%. Há seis anos se mantendo na primeira colocação do ranking, e melhorando o indicador todos os anos, Pernambuco tem consolidado o título de escola da rede estadual mais atrativa do país. Pernambuco ficou à frente dos Estados de Goiás com 2,9% e Espírito Santo com 3,3%, respectivamente segundo e terceiro lugares. Os números são ainda mais positivos nas escolas em Tempo Integral do Estado, pois muitas não registram abandono escolar.

Os dados divulgados pelo Inep mostram ainda que o Estado possui a melhor Taxa de Aprovação no Ensino Médio. Com taxa de 94%, o Estado ficou à frente de Goiás e Ceará, com taxas de 91,2% e 90,0%, respectivamente. Este resultado está relacionado à meta de garantir a conclusão do ensino médio. A liderança do Estado no indicador demonstra ainda avanços no rendimento escolar e desempenho dos estudantes, colaborando também na redução da distorção idade-ano e, consequentemente, o abandono escolar. O levantamento do Inep apresenta dados referentes ao ano de 2018.

Os bons resultados podem ser associados também aos avanços educacionais do Estado, que incluem também a expansão da rede de Escolas em Tempo Integral. Hoje, Pernambuco possui 412 unidades ofertando a modalidade, sendo 368 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e 44 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Com a ampliação da rede, Pernambuco, que possui o maior número de escolas integrais do Brasil, contabiliza 57% das vagas ofertadas no Ensino Médio atendidas por unidades em regime integral, antecipando e superando, inclusive, a meta do Plano Nacional de Educação para 2024.

“É com muita satisfação que a gente recebe a notícia, a partir da divulgação dos dados do Censo Escolar pelo Inep, que Pernambuco, mais uma vez, ocupa a primeira colocação do Brasil com a menor Taxa de Abandono Escolar. Nós melhoramos este resultado, inclusive, baixando de 1,5% para 1,2%. Este avanço na redução desta taxa mostra a grande evolução que nós tivemos ao longo dos últimos anos”, pontua o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, que destacou ainda a primeira colocação também no ranking da Taxa de Aprovação no Ensino Médio. “Novamente, Pernambuco possui a melhor taxa e se destaca no indicador, o que demonstra o empenho dos nossos estudantes e o quanto eles estão se esforçando para concluir o Ensino Médio. E tudo isso é uma grande transformação, não somente pelos números, mas por perceber que a educação de Pernambuco têm se destacado em um conjunto geral de indicadores, o que faz com a gente tenha o melhor Ensino Médio de rede pública do Brasil”, ressalta.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Rede Estadual também ficou com a primeira colocação no indicador, com Taxa de Abandono de 0.9%. É a terceira vez consecutiva que Pernambuco tem a menor Taxa de Abandono nos Anos Finais do Ensino Fundamental, posição que ocupa de maneira isolada. Tais números contribuem para o avanço contínuo de Pernambuco no IDEB, sendo o único Estado a atingir, em toda a sua série histórica do indicador, a meta estabelecida pelo Ministério e melhorar sua nota em todas as edições do Índice - criado em 2005 e realizado a cada dois anos.

Confira aqui o ranking nacional 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668