domingo, 26 de maio de 2019 18:03

Caravana da Educação chega a Nazaré da Mata

Ação movimentou mais de 1.500 estudantes das 62 escolas vinculadas à GRE Mata Norte com atividades pedagógicas, culturais e esportivas



Assessoria de Comunicação - 08/04/2019 10:41h


Créditos: Pedro Menezes

A capital dos Maracatus abriu as portas, na última sexta-feira (05), para receber com muita festa e entusiasmo a Caravana da Educação 2019. Em Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco, a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte se reuniu para participar do circuito que consiste em atividades pedagógicas, culturais e esportivas. A ação movimentou mais de 1.500 estudantes das 62 escolas vinculadas à GRE. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado.

 

Ritmos e sintonias marcaram o Polo Cultural, que foi sediado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Vieira. Danças, leitura de cordel, interpretações musicais e apresentação do coral da EREM Confederação do Equador, de Paudalho, deram o tom da animação em cada apresentação desenvolvida pelos estudantes, que verdadeiramente foi um show de cultura. Na dança livre, o estudante Felipe dos Santos, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Arraes de Alencar, localizada em Timbaúba, se juntou com outros colegas de turma para realizar uma apresentação que reunia um compilado de músicas pop internacional. “Um evento como esse nos dar a oportunidade de mostrar um pouco mais da nossa cultura, trazer a dança e proporcionar um momento de alegria para todos”, contou.

 

“Pra gente é um dia muito especial”, disse o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio. “É uma manhã inteira dedicada para a nossa educação, para a integração de estudantes, de professores e isso é o que é mais importante para todos nós. Tudo aqui foi preparado com muito carinho para que os jovens tenham um dia muito especial”, completou.

 

Simultaneamente, na Escola Dom Carlos Coelho, onde ficou concentrado o Polo Esportivo, os estudantes participaram de diversas atividades como handebol, queimado, pega cone, barra-bandeira e xadrez, além de aula de zumba e capoeira. Na ocasião, estavam presentes, como convidados de honra, a atleta de xadrez, campeã dos Jogos Escolares de Pernambuco, Ana Luiza Borges, e o atleta de Tiro Esportivo, Roberth Luciano.  Além deles, o Polo também contou com a presença da ex-nadadora, Adriana Salazar, que foi a primeira pernambucana a participar de uma olimpíada.

 

Em uma competição que exigia muito conhecimento cultural e histórico, a equipe da EREM de Timbaúba venceu na disputa do Jogo da Vida, semelhante ao Jogo de tabuleiro sendo com curiosidades da história de Pernambuco. A equipe formada pelas estudantes Jamily Carla, Ana Cecilia, Natali Pereira e Stefany Farias conseguiu superar mais de quatro grupos. “Os jogos, além de nos motivar na educação física, nos motivaram no lado intelectual. Eu participei do projeto Jogo da Vida que aborda assuntos relacionados à história de Pernambuco. Tendo em vista que nós conseguimos alcançar a vitória saímos daqui não só satisfeitos com a premiação, mas também por esse momento de integração com outras escolas”, expressou Jamily.

 

“O Polo Esportivo teve um capricho especial desta vez. Além de toda a decoração e atividades bem diferentes e curiosas, sobretudo, importantes para os alunos, o que mais chamou atenção foi a integração dos professores com os estudantes e a energia que contagiou a todos”, destacou o secretário executivo de Esportes, Diego Perez.     

 

A gestora da GRE Mata Norte, Edvania Arcanjo, por sua vez, disse que a Caravana da Educação representou um momento muito significativo para a regional. “Pra gente é muito gratificante. É um momento que nós fazemos com muito carinho, que a gente planeja as ações para receber da melhor forma possível e o resultado é a participação efetiva dos estudantes”, enfatizou.

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve no encontro e destacou os importantes resultados que o estado tem alcançado nos últimos anos. “A Caravana da Educação busca pactuar o ano e agora introduz esses elementos que fazem tão viva a escola. A escola tem na educação seu grande trunfo, mas se a gente colocar a cultura e o esporte isso ganha muito mais. E a Caravana busca incentivar isso, busca integrar, fazer um dia de pactuação e integração e ao mesmo tempo de motivação para o resto do ano”, apontou.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668