terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 15:36

Estudantes da Rede embarcam para o Canadá

Ao todo, 249 alunos viajam nesta semana através do Programa Ganhe o Mundo



Assessoria de Imprensa - 06/02/2019 15:31h


Créditos: Pedro Menezes

Cento e cinquenta e dois estudantes da Rede embarcaram nesta quarta-feira (06) para o Canadá, onde farão um intercâmbio estudantil por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Tradicional e Musical. No Aeroporto Internacional do Recife, familiares lotaram o hall de embarque para se despedir dos adolescentes. Nesta quinta-feira (7), outro grupo de 97 estudantes intercambistas embarcam para o mesmo país.

Maria Eduarda da Silva tem 15 anos e veio de Lajedo, Agreste do Estado. Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral, a adolescente sempre teve o sonho de aprender inglês e francês. Acabou sendo selecionada para fazer intercâmbio no Canadá, país bilíngue cujas línguas oficiais são justamente as suas preferidas. “Venho me comunicando com a minha família do Canadá há um bom tempo e já vi que é possível aprender os dois idiomas com facilidade”, disse.

Oriunda da rede privada de educação, a intercambista avalia a educação da rede pública com muitos elogios e agradece ao Governo pela oportunidade de estudar fora, uma vez que sua família não teria condições de arcar com o sonho. “Eu relutei bastante para sair de uma escola regular para estudar numa integral, como é a do Estado, mas tudo valeu a pena. A qualidade do ensino chega a ser superior da escola particular, e os professores são incríveis, muito bons e me ajudaram nessa jornada. Tive ataques de ansiedade, passei noites sem dormir, tudo isso mergulhada nos livros para poder ser aprovada, e hoje estou aqui”, acrescentou, emocionada.

Do Canadá, Eduarda pretende trazer na bagagem ideias para um projeto que multiplique suas experiências e conhecimentos adquiridos no Canadá para os jovens de Lajedo. “Eu ainda nem embarquei e já estou focada no projeto interdisciplinar do PGM. Pretendo aproveitar o máximo dessa experiência e fazer um projeto que traga algo relevante de volta para o meu Estado, já que estou recebendo uma oportunidade tão bacana de conhecer o mundo”, concluiu.

Filho de professora primária e de pai atuante em serviços gerais, Eurico Cosme, de 16 anos, sai da região periférica da Zona Norte do Recife para realizar o sonho de aprimorar seus conhecimentos em violino, instrumento que toca há seis anos anos. O adolescente é um dos dez estudantes que embarcam pelo PGM Musical. “Eu sempre tive o sonho de viajar e sempre acompanhei todas as edições do PGM esperando a minha vez de me inscrever. Coloquei na cabeça que ia lutar, passar por cima de qualquer dificuldade e conseguir”.

Minutos antes de embarcar e contagiado pelo clima de despedida e gratidão, Eurico contou que quer trazer do Canadá mais do que fluência no inglês e novas técnicas musicais. “Eu participei de um projeto social de música e a minha vontade é voltar e tentar realizar algo parecido no bairro onde eu moro, em Água Fria. Me vejo trabalhando com crianças, tentando mudar a realidade delas através da música”, declarou.

“É a primeira vez que nós conseguimos embarcar tantos estudantes juntos. Isso é fruto da parceria da Air Canada (agência de turismo) juntamente com o Consulado Canadense e Governo de Pernambuco. Este embarque é a prova viva de que o Programa Ganhe o Mundo está cada vez mais forte no Governo, inclusive nós temos outros planos, como criar outras modalidades e contemplar professores e técnicos esportivos. É um marco do Governo Paulo Câmara”, frisou Renata Serpa, superintendente do PGM.

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668