domingo, 26 de maio de 2019 17:50

Futuras Cientistas são certificadas e apresentam pesquisas no Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste

Quatro grupos apresentaram trabalhos nas áreas de Serviços Integrados, Nanotecnologia e Biotecnologia Verde e Branca



Assessoria de Imprensa - 04/02/2019 16:38h


Créditos: Pedro Menezes

Estudantes e professoras que participaram do Programa Futuras Cientistas foram certificadas na última quinta-feira (31). A cerimônia aconteceu no Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste (Cetene), onde foram apresentados trabalhos nas áreas de Serviços Integrados, Nanotecnologia e Biotecnologia em uma parceria com Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação e Esporte, Consulado dos Estados Unidos da América no Recife e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Trabalhando na área da Biotecnologia Branca, as estudantes Ana Lívia, Deisellen Silva e Maria Vitória chaves, da Escola Estadual Madre Iva, realizaram sua pesquisa com o tema “Prospecção de bactérias promotoras de crescimento em vegetal”, sobre produção da cana de açúcar. Para Maria Vitória, esse momento trouxe grande empoderamento. “Tivemos experiências laboratoriais incríveis, todas as palestras nos ensinaram muito, não só na ciência, mais também na vida”. Essa foi a primeira vez que Deiseellen Fausto entrou em um laboratório e para ela a experiência foi única. “No programa nós nos descobrimos mulheres cientistas e além disso descobrimos que somos capazes de enfrentar qualquer desafio”.

Com a pesquisa na área de Biotecnologia Verde, estudante Fabiola Andrielle, da Escola Estadual Rotary do alto do Pascoal, realizou uma pesquisa com o bambu; e Emanoella Maria, professora da EREM Silva Jardim, trabalhou com a aroeira; e Cibbelle da Silva, estudante da EREM Olinto Victor, se debruçou sobre isolamento microbiano. “Foi a oportunidade de trabalhar em uma nova área e pesquisar sobre a memória da planta, trabalhar com as sementes e colocá-las em condições favoráveis para se desenvolver. Então essa foi uma oportunidade de descobrir não só uma área de atuação e pesquisa mais também de me descobrir”, pontua Emanoella Maria.

O grupo que trabalhou a nanotecnologia usou o tema “Obtenção de filmes finos poliméricos de alta condutividade contendo sensibilizadores nanoparticulados aplicados a sistema fotoquímico para geração de energia”. O grupo que ficou com o laboratório de serviços integrados trabalhou com o tema “Microeletrônica de Sistemas Embarcados”.

O Projeto Futuras Cientistas visa melhorar e aumentar o interesse e a participação feminina nas áreas das ciências e tecnologia. Os trabalhos elaborados são acompanhados por pesquisadores voluntários do Cetene. “A cada ano que passa eu percebo mais que a escola é um espaço de grande igualdade. O Programa Futuras Cientistas é um grande investimento para o futuro dessas estudantes. Nem sempre é possível vivenciar no dia a dia a prática da ciência nos laboratórios das escolas, então me sinto privilegiado em estar mais uma vez aqui prestigiando a conquista dessas meninas, nossas cientistas”, declara Fred Amancio, Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

“Só tenho a agradecer a todos os pesquisadores que contribuem para o crescimento da ciência e tecnologia, os trabalhos que são apresentados cada ano me emociona ainda mais, são trabalhos de excelente nível que são desenvolvidos em apenas 25 dias”, ressalta a pesquisadora e responsável técnica do Cetene, Giovana Machado.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668