domingo, 20 de janeiro de 2019 20:45

Secretaria Executiva de Administração e Finanças (SEAF) realiza balanço da gestão

Foram pontuados avanços em todas as áreas estratégicas nos últimos quatro anos



Assessoria de Comunicação - 28/12/2018 14:56h


Créditos: Pedro Menezes

A Secretaria Executiva de Administração e Finanças (SEAF) realizou nesta sexta-feira (28) o balanço de gestão do quadriênio 2015-2018. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEE), no bairro da Várzea, e mostrou os trabalhos de todas as áreas estratégicas da SEAF apresentando os destaques e as conquistas dos últimos quatro anos.

 

A abertura contou com a participação da Superintendência do Programa de Alimentação Escolar (SUPAE), que apresentou o sucesso do Módulo Alimentação Escolar do Sistema Siepe. O projeto piloto do sistema foi implantado este ano na Escola Estadual Cândido Duarte, localizada em Dois Irmãos. Em 2019, após os ajustes necessários, o sistema será implantado em todas as 1060 escolas da Rede Estadual. “Ele chegou para auxiliar o programa com toda a parte de controle, planejamento de compra e cardápio. A escola vai ter oportunidade de controlar o consumo do estoque e tudo que hoje a SUPAE e a escola fazem em planilhas. Com esse sistema, a Secretaria terá um controle e uma agilidade maior em informação. Isso é um ganho enorme”, ressaltou José Alberto, gerente administrativo financeiro da SUPAE.

 

A gestora da Cândido Duarte, Andréia Rodrigues, falou sobre os benefícios do sistema de alimentação escolar. “Ele nos dá a oportunidade de visualizarmos o que será entregue na escola, o período de entrega e quem são nossos fornecedores. Foi um grande ganho para a escola em questão de tempo e rapidez nos processos, nos ajudou muito. Tenho certeza que será do mesmo jeito em todas as escolas da rede estadual”, pontuou.

 

A Superintendência de Compras (SCOMP) apresentou seus destaques na metodologia de registro da economia potencial, na implantação do índice de compatibilidade nas prorrogações contratuais, na definição da metodologia de cálculo para cotação de preços e na implantação da metodologia de cálculo para análise de pedidos de reequilíbrio. Os avanços da Superintendência de Licitações e Contratos (SULIC) foram expostos através na exemplificação da implantação da metodologia de monitoramento dos processos junto à Secretaria de Administração (SAD) e na criação dos indicadores de processo licitatório e sobre a instituição da assessoria para elaboração dos termos de referência.

 

Na ocasião, o secretário executivo de Administração e Finanças, Ednaldo Moura, enfatizou as melhorias na gestão através do Planejamento Estratégico da SEAF. “O balanço engloba todo esse período de 2015 a 2018, onde estamos fazendo um consolidado de todas as ações que foram realizadas dentro do planejamento estratégico com destaque para os resultados obtidos através do Índice de Desempenho das Coordenações Gerais de Administração e Finanças (IDCGAF) que tem como objetivo avaliar as coordenações das dezesseis gerências regionais com notas mensais extraídas através dos indicadores de várias áreas estratégicas da SEAF. Ano passado, com a publicação do projeto Escritório de Processos foi possível auxiliar os gestores e equipes na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e nos deu celeridade e eficiência nas atividades. Outro destaque foi o reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da forte diminuição do passivo de Prestação de Contas da Secretaria de Educação de Pernambuco nos anos 2016 e 2017, nos Relatórios de Prestação de Contas do Governador”, disse. “Com todos esses levantamentos queremos deixar um legado e uma semente para que seja dado continuidade ao trabalho em 2019. Percebemos que todas as áreas avançaram. Todos os indicadores registram avanços na perspectiva de se ofertar um melhor serviço para a educação e, consequentemente, para a sociedade”, completou.  

 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668