segunda-feira, 22 de abril de 2019 08:58

Aliança Neo Brasil certifica professores do curso de formação de ensino inovador

Mais de 350 educadores participaram da iniciativa com intenção de aumentar as oportunidades de emprego para mais de 55 mil jovens



Assessoria de Comunicação - 19/12/2018 14:29h


Créditos: Pedro Menezes

A Aliança NEO Brasil em Pernambuco realizou a diplomação de educadores e multiplicadores capacitados na metodologia de ensino inovadora desenvolvida pelo CESAR School, com base no paradigma da Educação 3.0. O evento Formar jovens para o trabalho do futuro marcou a formação de mais de 350 educadores da rede pública de ensino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), capazes de enfrentar os desafios inerentes aos novos contextos e modalidades de aprendizagem e preparar os jovens para responder às exigências e desafios do trabalho futuro. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Artesanato, no Recife.

O objetivo da iniciativa NEO é aumentar as oportunidades de emprego para jovens vulneráveis, entre 14 e 29 anos de idade em Pernambuco. A introdução de metodologias inovadoras de treinamento e orientação vocacional nas escolas de educação profissional da Secretaria Estadual de Educação (SEE), do IFPE e do Senai, integra as ações da Aliança NEO Brasil para contribuir para esse propósito. Graças a este diploma em Pernambuco, mais de 55 mil jovens de 107 escolas técnicas e centros de formação profissional serão beneficiados pela iniciativa a partir do início do próximo ano.

“A Aliança Neo espera que a inovação que está sendo introduzida dentro das escolas faça com que os estudantes fiquem bem mais preparados em termos de competências e habilidades para o mercado de trabalho”, destaca a coordenadora geral do projeto, Neylar Lins. A formação dos educadores foi de 64h, sendo 40h de aula presencial em cinco dias úteis corridos, e 24h remotas, encerradas em outubro deste ano. No conteúdo: Educação 3.0; Didáticas para Educação 3.0; Desenvolvimento de Projetos e Gestão de Projetos.

O NEO Brasil faz parte da iniciativa regional NEO que está sendo implementada na América Latina e no Caribe e pretende gerar mais de um milhão de oportunidades de trabalho até 2022, metade das quais são para mulheres. “A gente espera que esses educadores consigam levar uma forma de mostrar e facilitar os conteúdos aprendidos ao longo da formação e que eles levem esses conteúdos por meio de metodologias ativas, por exemplo. Então, a gente quer que eles não sejam um educador que fique lá expondo conteúdos, mas que ele consiga tornar o aluno protagonista e que faça com que esse aluno seja um agente ativo nesse processo de aprendizagem”, comenta a gerente de projetos do Cesar School, Marcela Cox.  

Para o secretário de Educação, Fred Amancio, essa proposta é de extrema importância, pois tem um olhar para a preparação do jovem para o mercado de trabalho. “O mais importante é que o nosso trabalho nas escolas também prepare os jovens e dê oportunidades para que eles entrem em uma universidade e consigam a empregabilidade. Mas muito mais do que a formação desse grupo de professores e multiplicadores, é a oportunidade de perpetuar esse trabalho durante muitos anos nas nossas escolas”.

O evento foi realizado pela Aliança NEO Brasil, constituída pelo Ministério da Educação, pelo Ministério do Trabalho, pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio das Secretarias de Educação, da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação e da Mulher, pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pelo SENAI, pela Arcos Dourados e pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital. A iniciativa ainda conta com o Cesar School como parceiro colaborador e a Microsoft como apoiadora.

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668