sexta-feira, 19 de julho de 2019 13:05

Reunião de pré-embarque do PGM acontece em Olinda

Mais de 400 estudantes da Rede Estadual embarcam para oito países em janeiro de 2019



Assessoria de Imprensa - 12/12/2018 15:02h


Créditos: Gil Menezes

Estudantes da rede participaram, nesta quarta-feira (12) da reunião de pré-embarque do Programa Ganhe o Mundo (PGM) 2019.1 no auditório Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda. Na ocasião, 425 jovens assistiram a palestras e receberam orientações sobre os países de destino, documentações, cuidados com a saúde. Os intercambistas também ganharem kits de viagem, contendo malas - doadas pela Copergás -, tablets, camisas e jaquetas. Eles embarcam para oito países diferentes a partir de janeiro.  

A reunião é a última etapa desta edição do programa. Os estudantes embarcarm no começo de 2018 para Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Canadá, Espanha, Estados Unidos e Nova Zelândia, onde irão cursar um semestre letivo. Na mesa de abertura do evento, estavam presentes o secretário executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Educação do Estado (SEE), Ednaldo Moura, a superintendente do PGM, Renata Serpa, além de representantes do Conservatório Pernambucano de Música, Copergás, Receita Federal, autoridades do Chile, Estados Unidos, Espanha, Austrália e Colômbia.

O estudante José Luiz Melo Nunes, da Escola Estadual Antônio Japiassu, na Zona Rural de Arcoverde, no Sertão do Estado, é filho de agricultores e nunca imaginou sair da sua cidade. “Eu quase ia desistindo do programa. A escola e meus amigos que me deram a maior força, me incentivando muito. Eu andava muito desmotivado, achava que sair do Brasil não era para uma pessoa como eu, que vem de uma realidade tão difícil. Agora, tudo é diferente. Eu consigo me enxergar como um vitorioso e vou mudar a realidade da minha família”, contou, emocionado, o adolescente que vai viajar para a Argentina.

As gêmeas Jamilly e Jennifer Alves, de 17 anos, embarcam juntas para a Austrália e prometem trazer na bagagem a fluência no idioma e experiências que serão compartilhadas com muitas pessoas. “Nós tivemos muitos desafios, estudamos muito e, graças ao Governo de Pernambuco, hoje vamos começar a arrumar a mala para ganhar o mundo. A alegria é muito grande e a vontade de aprender lá fora é maior ainda. Vamos aproveitar todas as oportunidades e trazer para o nosso Estado o máximo de aprendizado para compartilhar”, disse Jamilly.

As irmãs vão se separar durante o intercâmbio, pois ficarão em cidades diferentes, mas vêem a medida com entusiasmo, uma vez que acreditam que esse tipo de experiência surte melhor efeito quando é vivida individualmente. “Aqui, nós fazemos tudo juntas. Lá fora vai ser diferente e isso é muito bom. Cada uma vai voltar com um histórias diferentes. É um sonho que a gente está realizando e somos muito gratas por isso”, acrescentou Jennifer.

Ex-aluno da Rede e ex-intercambista do PGM, Mauro Mendes, agora mora e trabalha no Chile graças ao programa. Ele embarcou em 2016 para o país e, devido ao seu bom desempenho na escola e sua fluência no idioma, foi chamado para trabalhar na agência de viagens Inside Chile, empresa que já recrutou outro ex-intercambista do programa. “Eu tive a felicidade de ficar hospedado na casa da chefe desta empresa e quando surgiu a proposta, eu aceitei na hora. Hoje trabalho diretamente com a divulgação do País e estou muito feliz morando por lá. Atualmente estudo para cursar psicologia. Minha vida mudou completamente graças ao PGM. Agora, ajudo minha família aqui no Brasil, e, sempre que posso, venho visitá-los”, disse.

“É uma alegria poder presenciar mais um pré-embarque do PGM. Ficamos muito emocionados a cada embarque, a cada edição, pela importância que o programa tem na vida dos nossos jovens. É uma experiência que vai mudar não só a realidade desses estudantes, mas das suas famílias, escolas e comunidades. Essa oportunidade que vocês têm nas mãos é incrível e eu espero que aprendam muito lá fora”, desejou o secretário Ednaldo Moura  aos estudantes.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668