terça-feira, 26 de março de 2019 04:03

Quinto Seminário de integração dos Núcleos de Estudo de Gênero é realizado nesta terça (11)

Práticas exitosas foram compartilhadas durante o evento, além da assinatura de 17 Acordos de Intenções



Assessoria de Imprensa - 11/12/2018 16:58h


Créditos: Pedro Menezes
Na manhã desta terça (11) foi realizada a quinta edição do Seminário de Integração dos Núcleos de Estudo de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher, promovida pela Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE). São 159 núcleos de gênero presentes em Escolas de Referência em Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais neste ano. Em 2019 este número será ampliado para 176 unidades espalhadas por todas as regionais do Estado.
 
Os núcleos são espaços promotores de ações de formação, pesquisa e extensão, objetivando o desenvolvimento de práticas comprometidas com a transformação social, a partir da promoção da igualdade de gênero. A Secretaria da Mulher, assim como a Secretaria de Educação do Estado (SEE), apoiam a implantação dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher em Escolas de Referência em Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais. A parceria é firmada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções entre a escola e a Secretaria da Mulher. Durante o quinto seminário foram assinados dezessete acordos, todos com previsão de início para o ano de 2019.
 
“A existência do núcleo democratiza a escola, visto que ele abre espaço para as diferenças, o gênero, os preconceitos contra a população negra e LGBTQ+, por exemplo. É um espaço livre, que eleva a qualidade do ensino em Pernambuco”, comenta Sílvia Cordeiro, secretária da Mulher.
 
A parceria com a Secretaria da Mulher vai além, diz Zoracy Guerra, assessora técnica da Secretaria Executiva de Educação Profissional. Além dos núcleos, projetos como Prêmio Naíde Teodósio são realizados em parceria com o órgão. v“Em 2011 começamos com cinco núcleos. Hoje estamos caminhando para 200. Isso indica que a escola é o lugar que o adolescente busca para trocar conhecimento, discutir ideias e se sentir acolhido pelos seus colegas. Nesses núcleos os jovens são estimulados a compreender as diferenças humanas e ter o respeito por elas”, contou.
 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668