domingo, 20 de janeiro de 2019 20:48

Secretaria de Educação realiza mostra de experiências exitosas em gestão

O evento aconteceu na área de convivência da pasta, e reuniu educadores de todas as regiões do Estado



Assessoria de Imprensa - 10/12/2018 17:30h


Créditos: Pedro Menezes
Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Educação do Estado (SEE) recebeu em sua sede, situada no bairro da Várzea, no Recife, a IV Mostra Estadual de Boas Práticas em Gestão Escolar das Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco e o VI Seminário de Boas Práticas do Pacto pela Educação de Pernambuco, realizado pela SEE e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O evento contou com a participação de aproximadamente 300 educadores, que socializaram experiências exitosas realizadas nas unidades de ensino da rede.
 
Ao todo, 347 trabalhos foram inscritos e avaliados pela comissão julgadora formada pela SEE e Seplag, e apenas 57 foram selecionados para se apresentar no evento, sendo 12 em formato oral e 45 em formato de banner. Os trabalhos abordavam os seguintes eixos/categorias: Gestão pedagógica: análise de resultados educacionais do Pacto Pela Educação (PPE); Gestão pedagógica: planejamento de ações pedagógicas; Gestão participativa: processos coletivos de decisões e ações; e Gestão de Infraestrutura: administração de serviços e recursos.
 
O evento contou com a participação do Secretário de Educação, Fred Amancio, que elogiou os trabalhos de práticas de gestão escolar. “Esta é uma grande oportunidade onde vocês, educadores, que estão no chão da escola, têm para mostrar o trabalho de gestão que é desenvolvido com os nossos estudantes, e trocar experiências com outras unidades de ensino. Em todos os lugares que vou, costumo dizer que não necessariamente devemos nos espelhar em países superdesenvolvidos. Aqui, em Pernambuco, temos muito projeto bonito para apresentar. Só precisamos de oportunidade para mostrar ao resto do mundo”, disse.
 
A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Beberibe, Zona Norte do Recife, ganhou em primeiro lugar na categoria “Gestão de Infraestrutura: administração de serviços e recursos”. O projeto é o “Peladeiros da EREMB” e consiste em um acordo entre a escola e comunidade para a preservação e manutenção da quadra da unidade de ensino, atualmente usada por todos. Antes, segundo o gestor da escola, João Paulo Rodrigues, o equipamento sofria invasões constantemente por parte de moradores do entorno que queriam usufruir do espaço. Em diálogos com a comunidade, a gestão da unidade de ensino decidiu abrir as portas.
 
“Hoje, nós temos uma escala de rodízio do uso da quadra. Em troca, a comunidade e os times da região que dependem do espaço para treinar, fazem a manutenção da mesma, como pintura, confecção de redes, revitalização dos bancos de concreto, limpeza, entre outras necessidades. A gente agora vive em plena harmonia e a quadra passou a ser de todo o bairro”, completou Rodrigues.
 
Outro trabalho que chamou a atenção dos educadores foi da Escola Mariana Ferreira Lima, de Timbaúba. O projeto da unidade de ensino é intitulado “Mães na Escola” e foi abraçado por toda a cidade. “Ele começou depois de passarmos a observar que muitas mães acompanhavam a vida escolar dos filhos e desejavam de alguma forma contribuir para com a escola. Criamos, então, um grupo de voluntárias que hoje já conta com mais de 80 mães”, conta Maria das Neves, gestora da unidade.
 
“Quando acontece passeio, formaturas, eventos, feiras e qualquer outra atividade relacionada à escola, são elas que conseguem apoio das comunidades do entorno. Tudo flui melhor na nossa rotina e o resultado disso é o bom desempenho dos alunos, que melhorou bastante depois dessa parceria”, acrescenta.


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668