terça-feira, 18 de junho de 2019 16:09

SEE promove colação de grau para estudantes dos cursos técnicos EAD

1271 concluintes foram certificados em nove cursos técnicos



Assessoria de Imprensa - 10/12/2018 16:22h


Créditos: Pedro Menezes
Foi realizada neste domingo (9) a colação de grau unificada de educação profissional à distância (EAD), realizada pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Educação Profissional (SEEP). A emoção e o sentimento de gratidão preencheram o auditório Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda.  Foram certificados no evento 1271 formandos de nove cursos técnicos distribuídos em 100 polos por todo o território pernambucano. Na solenidade, estavam presentes parentes, amigos, professores e gestores da Rede Estadual de Ensino.
 
A cerimônia reconheceu concluintes dos cursos técnicos em 2018 (1º e 2° semestre) de Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Recursos Humanos, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar, Design de Interiores e Biblioteconomia. A modalidade EAD oferece por meio de laboratórios encontros semanal para realização de discussões em grupos, exibição de videoaulas e recebimento de informações sobre o que deverá ser realizado no restante da semana.
 
Regina Célia Ferreira, de 49 anos, se formou no curso técnico em Design de Interiores após passar 32 anos longe da sala de aula. Formada em Magistério, Regina trabalha na Prefeitura Municipal de Itapissuma, e tinha o interesse na área de design. Ela chegou a fazer pesquisa de preços dos cursos disponíveis no mercado, mas desistiu pela situação financeira. “Com a oportunidade do curso gratuito, eu me inscrevi e foi como uma luz no fim do túnel. Estou extremamente grata e satisfeita, pois depois de tanto tempo em serviço público e trabalhando em casa, eu pude voltar para uma sala de aula”, comentou.
 
Sobre o curso ter sido inteiramente realizado pela plataforma EAD, Regina conta: “A maior dificuldade que tive foi pelo tempo que eu fiquei parada. Como eu era a mais velha da turma, encontrei certa dificuldade na área de informática, mas tive colegas maravilhosos que me ajudaram e me deram o suporte necessário para que eu pudesse continuar realizando meu sonho”.
 
"Esse programa é muito importante porque atende aquelas pessoas que têm dificuldades de ir todos os dias à escola e precisam dosar o momento de trabalho e todos outros compromissos com os estudos e a formação profissional. Nossa proposta para o futuro é ampliar o número de cursos e o número de polos", disse George Bento, gestor de Educação a Distância.
 
Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Profissional, comentou sobre o desafio do modelo de ensino e parabenizou os formandos. “Estamos vivendo mais um momento marcante da história das políticas públicas de educação integral e profissional, que são implementadas de maneira integrada. Trata-se de um dia festivo para aqueles que mantiveram a esperança, dedicação e empenho necessário a cada um para a conclusão do curso que escolheu”, comemorou.
 
O ex-secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, esteve na solenidade e comentou sobre a importância de ter pessoas que acreditem no trabalho para que se possa dar continuidade. "A verdadeira política pública é aquela que permanece, é aquela que perdura. A intenção é alcançar aquelas pessoas que não têm acesso à educação. Com os polos EAD podemos chegar mais próximo daqueles que menos têm", expressou.
 
Primeira Escola Técnica universalizada – A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Antônio Carlos Gomes da Costa é a primeira unidade de ensino a ter o sistema de acesso universalizado no país. Nela o candidato não precisa passar por processo seletivo para o ingresso, pois basta a inscrição.
 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668