segunda-feira, 19 de novembro de 2018 20:43

Bonito celebra sucesso do programa Educação Integrada

A cidade recebeu os parceiros do programa para uma mostra de ações pedagógicas vivenciadas nas escolas participantes



Assessoria de Imprensa - 31/10/2018 10:06h


Créditos: Pedro Menezes

As crianças da cidade de Bonito, no Agreste do Estado, apresentaram, nesta terça-feira (30), as ações pedagógicas de sucesso vivenciadas pelo programa Educação Integrada na Escola Municipal Maria do Carmo Coelho de Melo. Participaram do evento professores, o secretário de Educação, Fred Amancio, representantes do Unicef, Grupo Neoenergia e BNDES, parceiros do programa, o prefeito da cidade, Gustavo Adolfo, e Undime.

 

A unidade de ensino, situada no bairro de Vila da Cohab, era só festa. A banda marcial da cidade dava as boas-vindas aos convidados, que interagiram com os estudantes do Ensino Fundamental I no jardim da escola, onde acontecia um momento de recreação. Pelas salas de aula, as crianças apresentaram os projetos da unidade de ensino, como mediação de leitura, formações ministradas pelo programa, educação do campo, educação em tempo integral, além do impacto do Educação Integrada para a cidade e seus resultados.

 

Emocionado, o secretário de Educação agradeceu aos parceiros e falou sobre a importância do programa. "A gente começou a sonhar este projeto há alguns anos, e vê-lo concretizado e com resultados maravilhosos em tão pouco tempo, só nos dá mais ânimo para seguirmos em frente. Os estudantes das escolas municipais são nossos estudantes também. E quanto mais a gente conseguir fortalecer a educação nos anos iniciais, mais a Rede Estadual também vai avançar", disse Amancio.

 

Florence Bauer, representante do Unicef no evento, elogiou o trabalho da escola e garantiu a continuidade do programa em prol da educação. "Pernambuco é um dos estados no qual o próprio estado tem um papel muito importante na construção da educação infantil. Este é um dos mais de 1900 municípios que o Unicef tem uma atuação direta, e já pudemos sentir o resultado desse programa assim que chegamos aqui. Estamos ouvindo e analisando todos os projetos com muito carinho para ver se esse tipo de modelo pode ser expandido para outros municípios", acrescentou.

 

Maria Zeni de Oliveira, gestora da Escola Municipal Arthur Tavares de Melo, outra integrante do programa Educação Integrada, avaliou os efeitos do projeto na educação infantil da cidade. "O programa veio para romper paradigmas e alinhar um processo de formação que já estava sendo trabalhado no município, dando suporte maior aos professores e aos nossos alunos. O ponto forte, acredito, é a formação dos profissionais, que une a prática com a teoria, estimulando a criatividade do docente, proporcionando, assim, prazer e aprendizagem para toda a comunidade escolar", frisou.

 

Ao final do evento, a escola realizou diversas brincadeiras com os parceiros e os demais convidados do evento, como forma de fazê-los integrantes da unidade de ensino.

 

Programa Educação Integrada - Foi criado em 2016 com o objetivo de fortalecer o ensino fundamental e também a educação infantil, além de melhorar os índices educacionais e continuar crescendo nos indicadores e resultados da educação pública de Pernambuco. O programa beneficia cerca de 93 mil estudantes de 15 municípios do Estado e conta com o apoio de instituições como Unicef, Neoenergia, Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668