terça-feira, 11 de dezembro de 2018 21:10

Caravana da Educação chega ao município de Paulista

Competições esportivas, apresentações culturais e apresentações de programas do Governo do Estado fazem parte do circuito de atividades



Assessoria de Imprensa - 05/04/2018 18:31h


Créditos: Pedro Menezes / Gil Menezes

Tapembol, futsal, vôlei e apresentações culturais foram algumas das atividades realizadas nesta quinta-feira (5), na Caravana da Educação, no município de Paulista. O evento é realizado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernambuco, ao mesmo tempo em que é realizada a reunião de Pactuação de Metas, comandada por Fred Amancio, na Escola Estadual Custódio Pessoa. A Pactuação recebe os gestores das unidades de ensino da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte para discutir os objetivos para o ano corrente. Cerca de dois mil estudantes participaram das atividades que foram distribuídas nos polos esportivo, cultural e central, lotados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Paulista e Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Osmar Novaes, respectivamente.

A competição de Tapembol deu o pontapé, ou melhor, a tapa inicial para as atividades realizadas no polo esportivo. A modalidade é um jogo inclusivo, dinâmico e bem legal de ser trabalhado nas aulas de educação física, já que para jogar só precisa dar tapas na bola. Estudantes da EREM de Paulista apresentaram uma partida do jogo, com quatro tempos de seis minutos cada. Matheus Henrique, de 15 anos, pratica basquete e recentemente descobriu o tapembol. “Ainda parece não ser muito conhecido, é bem diferente, mas eu gostei muito. A experiência de praticar o Tapembol tem sido bem positiva, até por que eu também jogo basquete. Acaba um contribuindo com o outro”, comentou o jovem.

Enquanto rolavam as tapas na quadra da EREMP, como a EREM de Paulista é carinhosamente chamada, outros estudantes se apresentavam no polo cultural, na EREM Padre Osmar Novaes. Criado em 2015, o grupo de dança PiporAtã, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Francisco Carneiro, conta com 28 integrantes. Com muito sincronismo e expressividade nos movimentos, o grupo apresentou uma coreografia ao som da cantora Beyonce e animou o público.

Outra apresentação cultural que chamou a atenção de quem estava na quadra foi o Coral Epon&ing, criado pelos estudantes ano passado. O Grupo tem 27 cantores, que se apresentam de uma forma bem diferente do que pode ser considerando comum em corais. “Inserimos a linguagem de sinais nas apresentações pensando na inclusão social. Ao cantar com a voz, cantamos também com os sinais, assim, todos podem apreciar a apresentação”, contou Henrique Camilo, de 19 anos, que é ex-estudante da EREM Padre Osmar Novaes e participa do coral.

Ao encerrar as atividades culturais, o polo cultural se transformou em polo central e virou ponto de encontro para 850 estudantes terceiranistas. Nele, os jovens recebem orientações sobre o projeto Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Glaydson Santiago, gestor da GRE Metropolitana Norte, comemorou o engajamento dos estudantes nas atividades do dia. “Praticamente todas as escolas de Paulista participaram das atividades da Caravana, o que é muito bom para a socialização dos jovens. Fiquei muito feliz com tudo que rolou no dia, principalmente com o polo central. Os estudantes que já estão se preparando para o Enem precisam de um reforço para ficar ligados com os prazos e períodos de inscrições”, contou.

Para mais fotos clique aqui

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668