quinta-feira, 16 de agosto de 2018 15:19

Livros arrecadados na campanha “Livro Solidário” são entregues nas escolas da Mata Sul

Campanha arrecadou mais de 30 mil títulos. Cerca de 50 escolas das redes estadual e municipal serão beneficiadas.



Assessoria de Comunicação - 29/01/2018 16:07h


Créditos: Gil Menezes

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria Estadual de Educação esteve nas cidades de Catende e Palmares, ambas na Mata Sul do Estado, para realizar a entrega de 5,6 mil livros infanto-juvenil da campanha Livro Solidário. A ação mobilizou a doação de títulos que estão sendo destinados para as escolas estaduais e creches atingidas pelas últimas enchentes na região.

Apenas na Escola Estadual Costa Azevedo, única escola do estado totalmente atingida pelas enchentes, foram 2 mil livros doados para a nova biblioteca. Inclusive, a partir deste ano letivo, a unidade de ensino, que atende cerca de 450 estudantes, passará a funcionar em horário integral. Apenas em Catende, além da Costa Azevedo, as escolas estaduais Athayde de Accioly Lins, Tobias Barreto, Sofia Feijó Sampaio e a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Mendo Sampaio também foram contempladas com livros da Campanha. Cada unidade de ensino recebeu entre 200 e 500 exemplares.

Já na cidade de Palmares, as escolas estaduais beneficiadas com a campanha são as seguintes: Erem Monsenhor Abílio Américo Galvão, Erem dos Palmares Dom Acácio Rodrigues Alves, Erem Fraternidade Palmarense, Escola Técnica Estadual de Palmares, Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros, Escola Maquinista Amaro Monteiro, Escola Professora Galtemir Lins, Escola Professor Eliseu Pereira de Melo, Escola Padre André Albert Coopman.

“É com muita alegria e uma satisfação enorme que entrego esses livros, hoje, nas cidades de Catende e Palmares. As bibliotecas escolares são equipamentos fundamentais, não só para apoiar o eixo pedagógico das escolas, mas para contemplar também o eixo cultural. Espero que cada livro encontre o seu leitor e que a escola aproveite o momento para promover projetos culturais de acesso à leitura”, disse Roberta Alcoforado, gestora da Biblioteca Pública do Estado e idealizadora da campanha. Para o gestor da Costa Azevedo, Roberto Sena, os livros chegaram em um momento bastante oportuno. “Após as enchentes, nós conseguimos recuperar todo nosso mobiliário, mas perdemos todo o acervo. Então, fico muito feliz em receber estes livros hoje e começar o ano letivo com o espaço funcionando totalmente e possibilitando o estudo, pesquisa e debate de conteúdos dos nossos estudantes”, ressaltou.

Durante a campanha foram arrecadados mais de 30 mil exemplares de literatura infanto-juvenil. Após a arrecadação, a equipe da Biblioteca Pública do Estado teve todo o cuidado em separar e catalogar todos os títulos para a montagem dos kits. “Além dos livros doados pelas editoras, nós recebemos também alguns títulos usados e a equipe por trás da campanha realizou todo o serviço de restauração dessas obras para que elas chegassem às escolas prontas para o uso dos nossos estudantes. E por se tratar de duas redes, a estadual e a municipal, a montagem dos kits não era somente colocar os livros em caixas e entregar nas escolas, pois elas possuem perfis diferentes. Então, ainda tivemos esse desafio de direcionar obras que atendessem as demandas específicas das escolas que iriam receber estes kits”, contou Fred Amancio, secretário de Educação do Estado.

Ainda de acordo com Amancio, unidades de ensino que não foram tão atingidas pelas chuvas também foram contempladas com novos livros. “São kits menores contendo de 100 a 200 livros. Mas, procuramos contemplar também o acervo dessas unidades”, disse. O secretário aproveitou ainda para reiterar o compromisso do Governo do Estado em apoiar os municípios atingidos pelas enchentes. “O governador Paulo Câmara, desde o início, tem se esforçado bastante para dar apoio a estas cidades com um olhar especial, não só para a educação, mas para todas as áreas. Eu mesmo fiquei um mês direto em Catende acompanhando de perto todo esse trabalho de reconstrução feito em parceria com a Prefeitura. Fico muito contente em poder estar iniciando o ano com uma ação como esta, mostrando que é possível sim, a união das duas redes em prol da educação do nosso Estado”, frisou. 

Mais fotos no nosso FLICKR



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668